Energia de um campo elétrico
10 de outubro, 2013 às 17:03 | Postado em Eletromagnetismo, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Fernando Lang,
Posso afirmar que um campo elétrico POSSUI energia mesmo sem a presença de cargas de teste em suas vizinhanças? Um campo POSSUI energia, afinal, ou ela pertence às cargas de teste mergulhadas nele? Existe alguma diferença prática entre essas duas linhas de interpretação? Desde já agradeço!
Vou te responder baseado na Teoria Eletromagnética de Maxwell.
Existe uma densidade de energia elétrica (energia por unidade de volume) em um ponto do espaço onde há campo elétrico. A densidade de energia é proporcional à intensidade do campo elétrico ao qudrado.
Portanto a energia está no campo!
Quando afastamos uma carga positiva de uma negativa precisamos realizar um trabalho. Por outro lado o campo resultante deste sistema de duas cargas se modifica enquanto elas são afastadas e nada se altera em cada carga, alterando a energia eletrostática total do sistema. Se a energia estivesse nas cargas, como as cargas continuam inalteradas em valor, a energia elétrica não poderia ter se modificado.
Para mais detalhes sobre o cáculo da energia eletrostática vide www.sbfisica.org.br/rbef/
Uma evidência de que a campos eletromagnéticos devemos associar energia encontramos nas ondas eletromagnéticas. A energia transportada pela onda depende desses campos.
Mais sobre energia em campos eletromagnéticos encontrasa em:
Enfraquecimento de imã permanente
Como se calcula a energia magnética em um ímã?
Questão 16 da prova do MNEF – SBF – Dois capacitores
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1192.