Emissividade térmica, cor, temperatura …
4 de setembro, 2013 às 9:49 | Postado em Radiação, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, gostaria de tirar algumas curiosidade sobre o assunto.
1 – Objetos com alta taxa de emissividade podem ser alterados com o revestimento de tintas(cores)?
2 – Caso altere, o tipo de cor influencia?
3 – Qual objeto teria maior emissividade, Branco fosco(opaco) ou Preto polido?
4 – Uma pessoa com camisa branca sentiria menos calor que outra com camisa preta em um dia quente se estivesse na sombra? E no sol?
5 – A cor da meia influencia na quantidade de calor absorvida nos pés(caso estivesse no sol) ou isso dependeria apenas do material do tênis?
Hoje dia 03/09 saiu uma reportagem sobre os problemas de emissividade de vidros em prédios, que tu comentou em aula: http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/luz-do-sol-refletida-na-parede-de-vidro-de-um-predio-derrete-um-carro-em-londres/2799780/
Allinson t.
Caro Allinson
Inicialmente vale lembrar que para a mesma frequência de radiação, emitida ou absorvida, a emissividade é a mesma. Desta forma na absorção de radiação a emissividade poderia também ser denominada de absorvidade pois alta emissividade de uma superfície significa que se esta superfície está recebendo radiação, ela o absorve segundo o mesmo coeficiente de emissividade.
Dizendo em outras palavras, se um superfície é boa (má) irradiadora então também absorve bem (mal) radiação de mesmo comprimento de onda.
As respostas às tuas perguntas seguem abaixo.
1 – Objetos com alta taxa de emissividade podem ser alterados com o revestimento de tintas(cores)?
A resposta é positiva. Pode-se com um tratamento superficial alterar a emissividade da superfície irradiante. Metais de tem baixa emissividade térmica, irradiando pouco quando aquecidos e refletindo a radiação incidente. Por isso superfícies metálicas polidas são bons espelhos.
No caso do edifício de vidro da notícia, como o o vidro tem baixa emissividade na faixa do visível (deixa passar a radiação na faixa do visível), o espelhamento do vidro é uma forma de tratamento para o tornar não absorvente da luz, refletindo-a então. Entretanto o vidro tem alta emissividade na faixa do infravermelho que corresponde à radiação térmica em temperaturas da ordem da temperatura ambiente ou até mais elevadas, isto é, para este tipo de radiação infravermelha emite e absorve muito bem.
2 – Caso altere, o tipo de cor influencia?
Para radiação na faixa do visível a influência da cor é bem conhecida. Cores claras refletem bastante e as escuras absorvem mais a luz. Entretanto o que acontece na faixa do visível não pode ser extrapolado para a região do infravermelho médio e longo, característica das emissões em temperaturas da ordem da temperatura ambiente.
3 – Qual objeto teria maior emissividade, Branco fosco (opaco) ou Preto polido?
Na faixa do visível certamente o branco tem mais BAIXA emissividade (ou absorvidade), significando que absorve menos do que o preto. Na faixa do infravermelho somente estudando cada uma das superfícies emissoras. Algo branco na faixa do visível pode ser cinza ou quase preto na faixa de infravermelho.
4 – Uma pessoa com camisa branca sentiria menos calor que outra com camisa preta em um dia quente se estivesse na sombra? E no sol?
Na sombra, como a pessoa está muito próxima do equilíbrio térmico com o ambiente, a cor influencia pouco. No sol as roupas com cores escuras absorvem mais radiação solar do que as claras.
5 – A cor da meia influencia na quantidade de calor absorvida nos pés (caso estivesse no sol) ou isso dependeria apenas do material do tênis?
Como a maior parte da meia está encoberta pelo tênis e, portanto, não recebe radiação solar, a cor da meia não é relevante para a absorção ou não da radiação solar.
Quanto ao meu comentário em aula, me referia especificamente a telhados cobertos com material refletivo que desviam a radiação em direção a habitações em níveis superiores ao do telhado usual. Nunca imaginei que algum arquiteto ou engenheiro pudesse cometer este absurdo agora noticiado. Mas de fato o absurdo é recorrente conforme podemos ler em http://gizmodo.uol.com.br/
ADICIONADO em 24/01/2023 – Vide também Um mal-entendido sobre absorção e emissão da radiação térmica
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 12902.
Professor, levando em conta o papel alumínio. Em um hipotético cozimento de determinada carne envolto em papel aluminio em um forno convencional, com o lado brilhante da folha virada para o alimento. A parte brilhante virada para o alimento, o levaria a cozinhar em menor tempo, correto?Porém, esta explicação se deve a reflexão ser maior na parte interior pelo fato do lado brilhante ou se deve pela absorção maior de energia térmica no lado contrário, por ser opaco?
Ambos os efeitos colaboram para o cozimento mais rápido.