Elevação sobre o horizonte do satélite geoestacionário
30 de julho, 2013 às 12:10 | Postado em Astronomia, Forma da Terra, Gravitação, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Prof. Lang: Vi sua resposta anterior sobre os satélites geoestacionários – Plano da órbita do satélite geoestacionário – e fiquei curioso para saber em que local do céu o satélite está para alguém situado em grande latitude, perto dos polos da Terra.
Atenciosamente, Gervásio
O satélite geoestacionário descreve uma órbita circular no plano equatorial da Terra cujo raio é cerca de 6,62 . R, onde R é o raio da Terra. A distância dessa órbita em relação aos polos da Terra é então 6,70 . R.
Em relação a um sistema de referência nos polos da Terra é fácil demonstrar que o satélite se encontra a não mais de 9 graus abaixo do horizonte, portanto sem condições de irradiar aquela região. Portanto em altas latitudes os satélites geoestacionários orbitam próximo do horizonte e isto tem implicações para as telecomunicações.
Um caso interessante, tratado em outra postagem diz respeito às antenas parabólicas na região do Ushuaia – Argentina: Antenas parabólicas apontando para o chão em Ushuaia!?
Vide também Para onde apontam as antenas parabólicas que recebem sinais de televisão?
Eu estava preparando esta resposta quando coincidentemente entrou no FB um comentário de um colega professor da UFF, Tibério Borges Alves, que transcrevo pois o comentário vai ao encontro do que perguntas:
Prof Lang, há uma pequeno complemento à sua explicação, para os mais curiosos. Para países em altas latitudes, como a Rússia, os satélites geoestacionários (que precisam se situar numa órbita circular próxima ao equador terrestre) não cobrem bem estas latitudes. Assim, usa-se conjuntos de satélites com órbitas de alta elipticidade (excentricidade próxima de 1) seguindo as leis de Kepler, com a Terra em um dos focos, tais como os satélites russos do tipo Molniya (ou os mais modernos Meridian) com órbitas de 12h, cujos satélites ficam cerca de 8h acima do horizonte, permitindo retransmissão das comunicações.
Vide também Questão 5 da prova do MNEF – SBF – Não converge para o foco?
Nota adicional no dia 07/04/2017: A localização no céu de um particular satélite geoestacionário de telecomunicações (existem muitos deles!) pode ser realizada para um lugar no planeta (isto, a partir da latitude e longitude do local) no seguinte endereço: Satellite Finder.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2122.
Vejo sempre reflexos em lugares ao horizonte sul do rio geande do sul, julgo ser satélites geoestacionarios, por ter reflexos de cores diferentes. Me perece que o mesmo está em uma orbita como os do equador, mas para o sul. Se satélites geoestacionarios só podem estar localizados no equador, estou supondo que pode ser uma estrela e etc… estou certo? Sempre observo o mesmo reflexo no mesmo local no horizonte.
Conforme discutido na postagem os satélites geoestacionários não podem ser vistos ao sul. Então o objeto observado deve ser uma estrela. Vide Estrelas piscam com cores diversas: qual é a razão?