Eclipses no mundo real e na mitológica Terra Plana
4 de junho, 2019 às 11:42 | Postado em Astronomia, Forma da Terra, Mítica Terra Plana, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor Lang, tenho lido muito sua página ultimamente devido a crescente dúvida que tem se criado dentro de mim em relação a terra ser plana ou não. Você poderia de uma forma simplificada sem utilizar termos técnicos explicar por que o Eclipse prova que a terra não é plana? Não sou um terraplanista, mas é uma dúvida que há muito tempo está na minha cabeça e eu gostaria muito que você me respondesse. Gosto muito dos seus artigos, explicações todas com base cientifica. Valeu!
Basta observarmos o Sol e a Lua para descartarmos o delirante mundo chato, esdrúxulo e anacrônico da Terra Plana. Como pode, por exemplo o Sol, cruzar a linha do horizonte ao se por quando de fato, segundo a mitologia TP, ele sempre está acima do mundo chato? A figura 1 apresenta uma sequência de fotografias do Sol no poente, retirada da Wikipedia, onde não são registradas mudanças em seu tamanho, evidenciando a ocultação do astro ao cruzar a linha do horizonte.
Há quatro anos eu coloquei um desafio aos terra-chatos (vide o desafio na postagem de 2015 em Refutando a Terra Plana) e até agora nenhum deles sequer esboçou uma tentativa de resolvê-lo pois é insolúvel a partir da hipótese de que a Terra seria um disco, com o Sol e a Lua circulando sobre ele. Reitero aqui novamente o antigo repto que, por não ter solução demonstra que TP não passa de um delírio de fideístas e apedeutas.
Prever no modelo de Terra Plana, em qualquer lugar do mundo chato e em qualquer dia, o azimute do nascente do Sol. Esta previsão há séculos já foi feita com sucesso no modelo de Terra esférica e está incorporada em cartas solares acessíveis na internet, utilizadas por cientistas, engenheiros, arquitetos em seus trabalhos.
Respondendo agora ao questionamento relativo aos eclipses. O eclipse da Lua acontece quando nosso satélite entra na região de sombra da Terra conforme está esquematizado na figura 2, que não guarda as devidas proporções entre tamanhos e distâncias dos três corpos.
Na Antiga Grécia a causa dos eclipses já era conhecida e ao notar que a sombra da Terra sobre a Lua tem borda circular, Aristóteles (384a.C.-322a.C.) evidenciou a esfericidade da Terra. Na figura 3 encontra-se uma fotografia colhida durante o eclipse lunar de 21/01/2019 na qual nota-se que a sombra da Terra sobre a Lua tem borda circular.
Na mitológica Terra Plana os eclipses da Lua não podem acontecer já que a sombra da Terra nunca se encontra sobre a Lua pois Lua e Sol descrevem órbitas sobre o mundo chato. Não há como a Terra projetar sombra sobre seu satélite na mítica TP.
Na tentativa de “explicar” os eclipses lunares, o aloprado terraplanista do século XIX, Samuel Rowbotham, inventou que existe um terceiro corpo orbitando sobre o mundo chato. Este terceiro corpo, tenebroso (isto é, sem luz já que Lua e Sol tem luz próprias segundo reza a mitologia TP), que teria diâmetro três vezes maior do que o da a Lua e o do Sol (segundo a alopração dos terra-chatos Sol e Lua possuem o mesmo diâmetro, com cerca de apenas 50 km) eventualmente cobre a Lua, produzindo assim os eclipses lunares.
Entretanto a foto da figura 3 refuta que esteja passando um corpo na frente da Lua pois é possível se observar que existe uma região de penumbra junto da borda da sombra, impossível de acontecer se a causa do eclipse fosse a passagem do tal corpo tenebroso sobre a Lua iluminada com sua própria luz.
Outra refutação concludente da passagem do tal corpo tenebroso em frente da Lua está em que quando a Lua ingressa completamente no cone de sombra da Terra é possível se observar que ela ainda está sendo fracamente iluminada, agora por uma luz avermelhada, conforme a figura 4 evidencia durante a fase de totalidade do eclipse de 21/0/2019. Tal seria impossível se um corpo estivesse encobrindo a Lua. A explicação para este efeito de iluminação na fase de totalidade se encontra em Sombra da Terra e Eclipse Lunar e em As Cores da Lua Cheia.
Mais sobre o delírio da Lua no mundo chato em Luz da Lua na mítica Terra Plana e no mundo real.
Vide também como duas terraplanistas demonstraram a esfericidade da Terra: Duas terraplanistas demonstram em um vídeo que a Terra NÃO é plana!
Sobre eclipses e suas previsões: Eclipse lunar 2018, Terra Plana – Eclipses e o Ciclo de Saros.
Aqui um vídeo sobre esta postagem no canal RogeroxTube: Vídeo do Roger.
“Docendo discimus.” (Sêneca)