X

Dúvida sobre ondas gravitacionais e encurvamento do espaço-tempo.

Olá! Um função da postagem  Força gravitacional ou curvatura do espaço-tempo? tenho uma dúvida. O detector de ondas gravitacionais LIGO funciona baseado no princípio de que a matéria faz parte do espaço-tempo e o acompanha quando ele se espante ou comprime. Pois bem. Se a matéria acompanha o espaço tempo e faz parte dele, como que a massa pode curvar o espaço tempo como se ele fosse algo fora dela? A mim parecem princípios antagônicos.

Respondido por: Prof. Luiz Fernando Ziebell - IF-UFRGS

No contexto da Teoria da Relatividade Geral, a gravitação é descrita por equações que relacionam os componentes do chamado “tensor de Einstein” com os componentes do “tensor energia-momentum”. De maneira simplificada, podemos dizer que o tensor de Einstein é uma entidade matemática que descreve aspectos relacionados à geometria do espaço-tempo, como sua curvatura, enquanto que o tensor energia-momentum incorpora contribuições de massa e energia. A estrutura do espaço-tempo e a presença de matéria são portanto intrinsicamente relacionadas.

A propósito, cabe mencionar que é atribuída a John Archibald Wheeler, conhecido físico do século XX, a seguinte frase: “Spacetime tells matter how to move; matter tells spacetime how to curve.” Em tradução livre, “O espaço-tempo diz à matéria como se mover; a matéria diz ao espaço-tempo como se curvar.”

Com relação às ondas gravitacionais, são perturbações que se propagam no espaço-tempo e que podem ser detectadas por instrumentos de grande sensibilidade, como aqueles do LIGO. Por exemplo, consideremos dois buracos negros orbitando o centro de massa do conjunto. A sequência do raciocínio pode ser exposta da forma seguinte: A presença das grandes massas dos buracos-negros afeta de forma significativa a curvatura do espaço-tempo em suas imediações. Como as massas estão em movimento acelerado, a perturbação no espaço-tempo não é constante, mas sim oscilante. Essa perturbação oscilante se propaga para longe do centro do evento, de forma similar ao que ocorre com ondas na água, que se irradiam a partir de um ponto onde a água é agitada periodicamente). A perturbação propagante carrega energia, de modo que os corpos em órbita estão perdendo energia, e vão portanto se aproximando cada vez mais um do outro.  O processo continua ocorrendo, até que finalmente os dois buracos negros acabem colapsando, formando um novo buraco negro, maior. Essa parte final do processo é mais violenta, gerando perturbações mais intensas, que são mais passíveis de serem detectadas a enormes distâncias.  Nessa descrição qualitativa, é importante perceber que a perturbação no espaço-tempo se propaga na forma de onda gravitacional, mas a matéria que ocasiona a perturbação não se propaga junto com a onda. Por outro lado, a passagem da onda perturba a matéria encontrada pela caminho, de forma similar ao que ocorre com uma boia na água, que oscila quando da passagem de uma onda na água.

Animação sobre encurvamento do espaço-tempo por um corpo acelerado:  GIF.

Postagens sobre ondas gravitacionais:

Ondas gravitacionais e Gráviton

Detecção de ondas gravitacionais: por que seriam estas ondas originadas na fusão de dois buracos negros e não de algum outro evento?

Mais sobre a detecção de ondas gravitacionais

 

 


Um comentário em “Dúvida sobre ondas gravitacionais e encurvamento do espaço-tempo.

  1. Fernando Ogiba disse:

    To understand the General Relativity, first, the assertion of John Archibald Wheeler (“Space-time tells matter how to move; matter tells space-time how to bend”) should be replaced by the following: Planck’s vacuum redefines the local space-time coordinates of matter (Local Lorentz Frames). This redefinition of coordinates generates curvature (Euclidean spaces become non-Euclidean), which can be interpreted in terms of four-dimensional Riemann’s differential geometry, where time (capable of being locally redefined like spatial coordinates) works as a (pseudo) fourth-dimension. Since Planck’s vacuum is “dark” radiation, I think that dark matter and dark energy is explained.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *