Dúvida sobre o controle de temperatura em condicionadores de ar e fornos
8 de março, 2021 às 13:44 | Postado em Eletricidade, Máquinas térmicas, Mitos, empulhações, notícias falsas, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Olá!
Comumente vejo pessoas falando para colocar o ar condicionado em uma temperatura mais baixa que a desejada para resfriar o ambiente de forma mais rápida. Por exemplo, deseja-se que o ambiente fique a temperatura de 23ºC, então colocam o ar em 16ºC com intenção de que chegue em 23ºC mais rapidamente e só então ajustam em 23ºC para permanecer nessa temperatura. A minha dúvida é: esse procedimento faz sentido?
Outros procedimentos que também tenho dúvida:
Colocar o forno na temperatura máxima para que ele pré-aqueça mais rapidamente e depois ajustar para a temperatura certa.
Colocar um suco no congelador da geladeira para ele resfriar mais rapidamente do que se fosse colocado na parte comum da geladeira. As potências dessas duas partes da geladeira são diferentes?
Existe uma concepção equivocada sobre o controle de temperatura em aparelhos condicionadores de ar: a de que o ajuste de temperatura afeta diretamente a temperatura do ar frio que sai do aparelho.
Na verdade o ajuste de temperatura define a condição para que o termostato desligue o compressor. Ou seja, o compressor do aparelho só tem dois estados possíveis: 1- ligado, isto é, produzindo refrigeração; 2 – desligado, isto é, não refrigerando o ar que entra em contato com a placa de refrigeração.
Explicando melhor, o termostato reconhece se a temperatura do ambiente é superior ou inferior a aquela definida pelo usuário. Se for superior, manterá o compressor ligado e, portanto, o aparelho continuará lançando ar frio no ambiente.
Assim sendo, se se deseja que o ambiente fique a 23°C, ajustar o termostato para 16°C não fará com que mais rapidamente a temperatura de 23°C seja atingida.
OBSERVAÇÃO: alguns condicionadores de ar permitem que o usuário varie a potência elétrica de entrada no aparelho e podem apresentar também uma função especial que, se acionada, permite a refrigeração mais rápida do ambiente. Vide as funções Controle de Energia e Modo Jato em Manual do usuário.
Quanto a fornos a situação pode ser semelhante. É o caso dos fornos elétricos que operam também em apenas um de dois estados possíveis: 1- ligado; 2- desligado.
Entretanto em fornos de fogões a gás a situação é diferente. O botão que regula a temperatura faz o controle da quantidade de gás que é queimada no forno. Neste caso pode-se apressar o aquecimento por escolher uma temperatura mais alta do que a pretendida e depois de algum tempo ajustar para a temperatura desejada.
E finalmente, se o congelador opera em temperatura inferior à da parte comum da geladeira, tem sentido colocar o suco no congelador para apressar o resfriamento pois a rapidez do resfriamento cresce conforme aumenta a diferença de temperatura entre o suco e o entorno. É importante notar que em congeladores tipo freezer a diferença de temperatura entre o freezer e a parte comum do refrigerador é cerca de 20°C.
“Docendo discimus.” (Sêneca)