X

Dúvida sobre motor elétrico CC com ímã permanente

Boa tarde, prezado Prof. Fernando Lang,

Nos motores elétricos, tem-se o campo magnético uniforme, que passa a agir sobre a espira somente após esta receber a corrente do gerador, ok?

Por que, porém, precisa haver essa dependência em relação ao gerador de corrente contínua? Pensando em Faraday, a espira não poderia se mover (por ação de uma fonte externa) para variar o fluxo e gerar uma corrente induzida, para que, consequentemente, houvesse atuação de uma força magnética nos fios?

Atenciosamente, Davi.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Davi

Se fosse possível o que imaginas teríamos um moto perpétuo.

A Lei de Faraday-Lenz garante que a corrente que então ocorre se opõem à rotação da espira. Isto é, o torque das forças magnéticas devido à corrente induzida FREARÁ a espira, terminando por estancar completamente sua rotação.

Desta forma a energia mecânica inicial da espira será dissipada por efeito Joule na resistência elétrica da espira.

Outra postagem sobre motor CC: Motores de corrente contínua. Diversas perguntas.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

________________________________________________________________________

Comentário do DaviProfessor,

Pensando no exemplo do motor, há um gerador fornecendo corrente, e, a partir disso, o campo magnético da região age sobre a espira através de uma força magnética, correto?
 
Essa força magnética vai fazer com que a espira se mova e esse movimento vai gerar variação de fluxo magnético e, consequentemente, corrente induzida.
 
Ou seja, pensando bem, no final, existirão duas correntes. A primeira é contínua e a segunda é a induzida. Concorda?
 
Comentário do Lang – É isto mesmo Davi! Podes entender o funcionamento do motor a partir dessas duas correntes. Em média ao longo de uma rotação a corrente induzida se opõem à corrente do gerador CC. A fem induzida na espira é usualmente denominada de fem contrainduzida pois em média é contra a fem da fonte. Muito bem Davi, demonstras ir bem adiante do que a maioria dos meus alunos vão!

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1559.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *