X

Dúvida sobre aceleração da gravidade e constante gravitacional

Professor, boa tarde.

Qual a diferença entre a aceleração gravitacional e a constante gravitacional.

Acredito que consigo entender o sentido das duas individualmente. Mas, quando é confrontada as mesmas, não consigo descrever.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A aceleração da gravidade, é uma grandeza vetorial, usualmente representada por g, que informa sobre a variação da velocidade na unidade de tempo de um corpo em queda livre. A aceleração gravitacional muda dependendo local onde a queda livre ocorre; por exemplo na superfície de Lua ela vale cerca de um sexto da aceleração de queda livre na superfície da Terra. E na superfície da Terra ela não é a mesma, varia até cinco partes em mil, conforme se considere locais diversos.

As postagens seguintes tratam da aceleração da gravidade na Terra e da influência que a altitude, a latitude e da longitude do local considerado:

Variação do peso com a altitude

Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador

A constante da gravitação, identificada por G, é a constante de proporcionalidade na Lei da Gravitação Universal (LGU). A LGU relaciona as forças gravitacionais (F1, F2) entre um par de corpos pontuais ou com distribuição esférica de massa com as massas (m1, m2) e com a distância (r) entre os centros dos dois corpos esféricos (ou pontuais) conforme representado na figura 1.

A constante gravitacional é uma constante universal (isto é, tem sempre o mesmo valor independentemente da natureza dos corpos interagentes e das suas localizações espacial e temporal) e vale G ≈ 6,674×10 −11 m3/(kg·s2).

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Um comentário em “Dúvida sobre aceleração da gravidade e constante gravitacional

  1. GUILHERME CANETE VEBBER disse:

    Acredito que esclareça a diferença considerar pela Lei da Gravitação Universal o exemplo comum da interação entre um corpo de massa “m” na superfície da Terra, de massa “M”, onde a força é dada por:
    F = GmM/R² = mg
    e a aceleração gravitacional “g” é dada por:
    g = GM/R²
    Ou seja, a “aceleração gravitacional” (g) é calculada com a “constante gravitacional” (G).

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *