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Diminuição da pressão em um cilindro de GNV: é normal?

Boa tarde professor, eu instalei GNV a uma semana, pois quando eu abasteço o reloginho fica 200bar cheio, na manhã seguinte cai pra 170bar mais ou menos, isso e normal?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Quando é realizado o abastecimento nos tanques de GNV dos automóveis acontece uma elevação da temperatura do gás armazenado. Este aumento na temperatura é facilmente percebido se tocarmos com  mão os cilindros no porta-malas. Posteriormente os cilindros resfriam e depois de uma hora ou mais atingem a temperatura ambiente.

Com a diminuição da temperatura a pressão se reduz pois este é o comportamento de um gás sob volume constante (o volume do reservatório não se altera neste processo). Um exemplo numérico ajuda a entender:

Suponhamos que no final do abastecimento a pressão seja 200bar  e que a temperatura do tanque tenha chegado a 60°C (333K). Se depois de algumas horas a temperatura se reduziu para 20°C (293K), a Equação Geral de Estado de um Gás permite calcular que a pressão final será [200×293/333]bar ou 176bar.

Então a redução da pressão após o abastecimento é normal. Há recomendações sobre como proceder caso se deseje iniciar uma viagem com a máxima quantidade possível de gás nos reservatórios: abasteça de preferência no dia anterior à viagem e no outro dia, cedo quando a temperatura ambiente ainda não se elevou, reabasteça os reservatórios. A razão desta recomendação tem a ver com a postagem Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?

Vide também Midwest Energy Solutions.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


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