Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?
14 de novembro, 2018 às 16:25 | Postado em Gás e vapor, Teoria Cinética dos Gases, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa noite,
Eu observo que em dia frio o tanque de automóvel comporta um volume maior de gás do que em dia mais quente. Isso e impressão minha ou é fato? Att. Marcos
O abastecimento de um tanque de GNV em um automóvel cessa quando a pressão no tanque atinge um determinado valor. A pressão máxima permitida é de 220bar (ou cerca de 220atm ou cerca de 220kgf/cm2). Portanto, se o tanque é completamente preenchido isto significa que a pressão é a máxima que a bomba abastecedora determina.
Entretanto é bem sabido que a pressão de uma amostra gasosa contida em um dado volume (neste caso a capacidade real do tanque) depende da temperatura. Para o mesmo tanque, se a temperatura é mais alta, a mesma pressão será atingida com uma massa menor de gás estocado.
É importante notar também que o volume do tanque (capacidade real do tanque) não é “o volume de gás que a bomba de abastecimento informa”. O volume referido pela bomba de abastecimento e pago pelo usuário é o volume que o gás, que entrou no tanque, ocuparia se estivesse fora do tanque, isto é, na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20oC.
Quando o tanque é abastecido é fácil notar que a sua temperatura se eleva (um toque de mão no tanque recém abastecido revela que ele está a uma temperatura maior do que a temperatura ambiente). Portanto, após o abastecimento ele resfria e depois de algumas horas, mesmo que não tenha saído GNV do tanque, ele pode ser reabastecido pois a pressão baixou e caberá mais gás.
Da mesma forma se a temperatura ambiente é mais baixa, cabe mais massa de GNV no tanque para a mesma pressão de 220bar.
Cada dez graus célsius de decréscimo na temperatura de gás no tanque determina que possa ser introduzido cerca de 3% a mais de massa de GNV no tanque.
Outras postagens sobre GNV:
Diminuição da pressão em um cilindro de GNV: é normal?
Como medir a massa do GNV no reservatório?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Bom dia, então professor quando que será abastecido realmente o volume do Tanque? e se fosse encontrado a temperatura de saturação do gnv a 220 bar, não seria nessa condição que teríamos abastecido o tanque com o volume real?
Qualquer quantidade de gás colocada no tanque ocupa totalmente a capacidade do tanque. Por isso, o que realmente interessa é o volume que o gás estocado no tanque ocupará quando dele sair para a atmosfera, ou seja, o volume que aquela massa de gás no tanque ocupará na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20°C.
Saudações. Então isso quer dizer que, dependendo da situação, apesar do meu cilindro ser de 16m2 a bomba pode informar que ele foi abastecido com 18m2 e não ser fraude na bomba? Obrigado.
O usual de acontecer é caber menos no cilindro do que a capacidade nominal devido ao aquecimento ocorrido durante o abastecimento do tubo.
Para entrar mais do que a capacidade nominal, a bomba deveria comprimir a uma pressão maior do que a usual.
Boa tarde professor,qual a explicação fisica desse aquecimento do tanque durante o abastecimento? Fiquei curioso busquei nos livros de termodinâmica e ainda ñ encontrei.
Sugiro a consulta do artigo seguinte: Studying Transmission of Fuel Storage Bank to NGV Cylinder in CNG Fast Filling Station.
Boa tarde!
Então, no caso de um posto abastecer o meu cilindro de 16m com 18… ou ate mesmo 19m ?
Poderiamos desconfiar de uma possível fraude ?
Ja testei este posto e percebi que não rendeu o esperado quando ultrapassou o valor do cilindro (16m3).
A capacidade nominal de 16 metros cúbicos é válida para uma determinada pressão de abastecimento e esta deve ser indicada pelo fabricante do reservatório. Então deves verificar qual é a pressão na qual o fabricante informa a capacidade.
A seguir deves observar qual é a pressão na qual a bomba de abastecimento efetivamente opera e se for maior do que aquela especificada pelo fabricante do reservatório, entrará um volume maior no reservatório.
No caso entao, não entraria um volume maior de gás e sim uma massa maior?
O “volume que entra” é um volume virtual, isto é, o volume que a massa de gás ocuparia fora do reservatório, na pressão de apenas 1atm. As bombas de abastecimento informam sobre este volume virtual e por ele cobram. Quanto maior este volume virtual, maior é massa que efetivamente entrou no reservatório.
Mas isso causa algum dano ao cilindro?
Nenhum dano.
Professor, bom dia.
Muito obrigado por compartilhar este conteúdo.
Boa tarde professor, eu instalei GNV a uma semana, pois quando eu abasteco o reloginho fica 200bar cheio, na manhã seguinte cai pra 170 bar mais ou menos, isso e normal?
Veja a resposta em Diminuição da pressão em um cilindro de GNV: é normal?
Hola professor. Hj abasteci meu cilindro, 15 m2, estava totalmente vazio, quando observei a nota fiscal observei que o valor era superior ao q acustumava pagar, fui até a bomba e constavei o abastecimento de 16,25 m2. É possível um cilindro de 15m2, ser inserido 16,25 numa temperatura de 9°?
Trabalho no transito a 17 anos, sempre com gnv e nunca passou de 15,25 m2, isso que anteriormente meu estado era muito mais frio, chegava a 4°,6° inverno. Isso é possivel? 1,25 metros cúbicos a mais?
Impossível responder pois a capacidade do reservatório também depende da pressão e esta pode variar um pouco em torno de 200bar. Então para comparar abastecimentos anteriores necessita-se informações sobre a pressão na bomba.
Hola professor. Hj abasteci meu cilindro, 15 m2, estava totalmente vazio, quando observei a nota fiscal observei que o valor era superior ao q acustumava pagar, fui até a bomba e constavei o abastecimento de 16,25 m2. É possível um cilindro de 15m2, ser inserido 16,25 numa temperatura de 9°?
Trabalho no transito a 17 anos, sempre com gnv e nunca passou de 15,25 m2, isso que anteriormente meu estado era muito mais frio, chegava a 4°,6° inverno.
A resposta já foi dada basta a procurares acima.
Boa tarde professor.
Meu cilindro é de 15m3.
Eu abastecia hj. E a Bomba marcou 18.50mts3.
É possível isso.
Vide a resposta dada acima a Paulo César de Oliveira Lima.
Gostei muito do seu conteúdo sobre Cilindros de Gnv.
Top, professor, sanou minhas dúvidas!
Boa tarde professor
Tem um posto que abasteço qnd meu cilindro está completamente vazio, e não tem resíduos de óleo pois fiz limpeza, o meu manômetro marca 220bar e entra 12,5 m^3 em média e meu cilindro é de 15m^3.
Abasteço em outro posto a mesma pressão 220bar no meu manômetro e entra por volta de 14m^3.
Nesse segundo posto rende mais, por isso marca que entra mais gnv.
Tem alguma forma do posto 1 adulterar e entrar gnv com ar, já que rende menos e os dois postos marcam a mesma pressão interna no meu cilindro 220bar
Ar não pode ser colocado no cilindro por causa da possibilidade de explosão.