Dentro de uma nave espacial, que dificuldades você encontraria para andar, pular e beber?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da silveira

Teria todas as dificuldades inerentes à situação de ausência de gravidade ou intensidade do campo gravitacional nulo.

Na região onde se encontra a Estação Espacial Internacional, por exemplo, a intensidade do campo gravitacional não é nulo, é cerca de 8,7 N/kg. Entretanto no interior da Estação tudo se passa como se não houvesse campo gravitacional. Isto ocorre devido a que a Estação está acelerada por um valor igual ao da aceleração gravitacional na sua órbita. Tudo que se encontra no interior da Estação, inclusive os tripulantes, sofre então todas as consequências da “gravidade zero” ou da “microgravidade”. Vide Microgravidade é o mesmo que gravidade nula?

O nosso organismo está adaptado, devido a nossa história evolutiva, a um ambiente onde a intensidade do campo gravitacional é cerca de 10 N/kg e, portanto, a situação de imponderabilidade exige um tremendo treinamento para ser enfrentada, além de todo o apoio de uma tecnologia especialmente concebida para “gravidade zero”.

Andar e pular como entendemos aqui embaixo, não é possível pois tais movimentos dependem de que trabalhemos contra o campo gravitacional. Os líquidos não escorrem, derramam, pois tais efeitos dependem da presença de campo gravitacional.

Outra pergunta relacionado ao tema se encontra em Como os cientistas, astronautas, conseguem fazer aquelas câmaras antigravidade?

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1672.