X

Curva surpreendente de uma bola de futebol

Olá professor, aproveitando a copa do mundo, quero te fazer uma pergunta que envolve física e futebol. Veja o seguinte vídeo: Incrível gol de Roberto Carlos pela Seleção.

Assistindo essa cobrança de falta do Roberto Carlos, me pergunto que tipo de fenômeno é responsável por essa curva acentuada. Está relacionado à rotação da bola e algum efeito aerodinâmico? Existe uma força resultante atuando como força centrípeta?

Obrigado, abraços.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando uma esfera se move através do ar ela sofre uma força exercida pelo ar, em sentido contrário à velocidade de translação da esfera em relação ao ar, a bem conhecida FORÇA de resistência ou DE ARRASTO do ar.

Adicionalmente, se a esfera tem também um movimento de rotação em torno de um eixo que passa pelo seu centro de massa, ela sofrerá por parte do ar uma outra força, a FORÇA DE MAGNUS.

A FORÇA DE MAGNUS é sempre exercida em uma direção que é simultaneamente ortogonal à da velocidade de translação em relação ao ar e à da velocidade angular de rotação. Sua orientação é dada pelo produto vetorial da velocidade angular (w) pela velocidade de translação em relação ao ar (V), em acordo com o diagrama abaixo.

magnus

Desta forma, se a esfera estiver girando de maneira que o eixo de rotação seja vertical (ou tenha uma componente na vertical), a esfera sofre por parte do ar uma força horizontal capaz de desviar a bola horizontalmente.

Ao chutar a bola o jogador pode lhe imprimir, além do movimento de translação, um movimento de rotação, e assim determinar que a bola esteja sob efeito da FORÇA DE MAGNUS. A bola poderá, dependendo da rotação que lhe for impressa, sofrer FORÇA DE MAGNUS na horizontal e/ou na vertical, desviando a bola horizontalmente e/ou determinando que a bola ganhe sustentação contra a gravidade.

Para uma maior compreensão destes efeitos e para entender a causa de ocorrer a FORÇA DE MAGNUS, pode-se ler um interessante artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, acessível em http://www.scielo.br/pdf/rbef/v26n4/a03v26n4.pdf .

Vale ver também  http://www.comsol.com/blogs/magnus-effect-world-cup-match-ball e https://www.youtube.com/watch?v=8Xd3k2Z6WnY.

Um vídeo muito interessante, indicado pelo Prof. Thadeu Penna é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=2OSrvzNW9FE

Vide também NBA, força de Magnus e força de arrasto na bola

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2946.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *