X

Cor dos planetas

Como são definidas as cores dos planetas? É possível a um astronauta distinguir as cores dos planetas no espaço? As fotos captadas são passadas por algum tratamento de coloração? Gostaria de saber mais sobre este assunto.

Respondido por: Profa. Cristina Furlanetto - IF-UFRGS

Os planetas possuem diferentes cores devido à sua composição e como suas superfícies e/ou atmosferas refletem e absorvem a luz solar. No caso do Sistema Solar, por exemplo, Mercúrio é cinza escuro pois é um planeta rochoso composto principalmente por ferro, níquel e silicatos e sua atmosfera é tão tênue, de forma que não absorve nem reflete a luz solar. Já Júpiter é um planeta gigante gasoso com uma atmosfera que apresenta cores laranja e marrom misturadas com faixas brancas. Isso é devido à composição da sua atmosfera e às diversas tempestades e padrões de turbulência que são comuns nesse planeta.  Embora composto principalmente por hidrogênio e hélio, os padrões de cores laranja/marrom e branco de Júpiter são devido à presença de outros componentes que mudam de cor quando expostos à luz do Sol. As faixas brancas possuem essa cor por causa de nuvens de amônia, enquanto que o aspecto laranja vem de nuvens de hidrossulfeto de amônio.

As imagens de alta resolução dos planetas do Sistema Solar são obtidas por telescópios e por câmeras a bordo de naves enviadas para sondar os planetas. As imagens produzidas por esses instrumentos são muito mais complexas do que as que obtemos com nossas câmeras fotográficas e são obtidas com filtros que captam apenas uma faixa de luz, que pode ser em comprimentos de onda não visíveis ao olho humano. As imagens resultantes são em tons de cinza, que representam a intensidade da luz naquela faixa de comprimento de onda. Mas é possível combinar imagens, por exemplo as obtidas usando filtros nas faixas do azul, vermelho e verde, para obter uma imagem colorida. As imagens também podem ser alteradas para evidenciar alguma característica específica do planeta. Isso é uma prática comum para que possamos discernir melhor as características dos planetas. Embora as imagens coloridas usadas em divulgação sejam produzidas dessa forma, isso não quer dizer que elas não são próximas da realidade. Todo o processo é feito de maneira que a cor escolhida seja o mais verossímil possível.

Sobre distinguir as cores dos planetas no espaço, não só os astronautas podem fazer isso, mas nós também podemos distinguir as cores mais dominantes dos planetas aqui da Terra, ao menos para os planetas mais próximos de nós, que são facilmente avistados a olho nu. Por exemplo, Marte possui uma coloração mais avermelhada, principalmente devido à presença de óxido de ferro na sua superfície e à sua atmosfera relativamente tênue. Isso é facilmente reconhecido no céu se compararmos sua cor com a de estrelas ou de outros planetas visíveis no céu. Não é à toa que esse planeta é chamado de Planeta Vermelho. Entretanto, para ver as cores de outros detalhes das superfícies ou atmosferas dos planetas, precisamos de imagens de alta resolução.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *