Contador GEIGER-MÜLLER

Boa noite! Sou graduanda do curso de física médica pela UNISINOS (São Leopoldo) e gostaria de saber como funciona um contador Geiger-Müller (como o argônio faz parte do geiger e como ele interage com os elétrons?). A dúvida surgiu por meio do meu estágio extracurricular onde utilizamos um geiger para o levantamento radiométrico da instalação do acelerador linear para radioterapia.

Respondido por: Prof. Gustavo Gil da Silveira - CMS Collaboration (CERN) - IF-UFRGS

O contador Geiger possui um recipiente cilíndrico oco preenchido com gás argônio (vide figura 1). Pelo eixo de simetria do cilindro passa um fio condutor.  Entre o fio (ânodo)  e a parede do recipiente (cátodo) é mantida uma tensão, tipicamente de centenas de volts.

Quando radiação ionizante (alfa ou beta ou gama)  adentra o contador, ela ioniza os átomos de argônio gerando elétrons livres, os quais são acelerados pelo campo elétrico existente entre o fio central e as paredes. Esses elétrons  colidem com outros átomos causando novas ionizações em um efeito de avalanche.

Os elétrons são coletados pelo fio central e geram um pulso de corrente elétrica, o que resulta na medida do contador. A operação do contador Geiger precisa ser mantida em um intervalo de tensão que corresponde a um regime onde a taxa de contagem se mantém constante (platô). O uso específico do argônio se refere às suas propriedades: inerte (é gás nobre), abundante (menor custo) e pesado, além de ser estável (não radioativo), o que não ocorre com outros gases nobres. O fato deste gás ser pesado aumenta a deposição de energia dos elétrons advindos da radiação devido ao maior poder de freamento. Logo, isso aumenta a eficiência do contador.