X

Conservação da energia. O que aconteceu com a energia mecânica?

Existe algo que não consigo compreender, um corpo em queda tem inércia cinetica e potencial gravítica. Quanto mais perto do solo maior a energia cinetica e menor a gravítica portanto no momento do impacto no solo a energia potencial passa a zero e a cinetica teria no momento exacto antes de tocar o seu valor máximo. A minha dúvida é a seguinte, considerando que todo o movimento cessa o que acontece à energia cinetica? Em que se transformou? Pela lei da conservação da energia ela não pode simplesmente desaparecer.

Muito obrigado.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para te responder vou contextualizar imaginando um objeto de chumbo que se precipite em queda livre de uma altura de 10 m e no final da queda colida com uma superfície indeformável de maneira a ficar em repouso após a colisão. Neste caso extremo o objeto terá a sua temperatura elevada de cerca de 0,8 graus célsius.

Ou seja, neste processo – denominado de ADIABÁTICO pois durante a rápida dissipação da energia mecânica por colisão com a superfície NÃO há troca de calor entre o objeto de chumbo e o entorno – a energia mecânica (energia cinética imediatamente antes da colisão) é transformada em energia interna do objeto, refletindo-se tal transformação em um pequeno acréscimo da temperatura.

Sabemos que assim é graças aos trabalhos de James Prescott Joule (e outros) que em meados do século XIX  estabeleceu o Princípio da Conservação da Energia e determinou o “equivalente mecânico do calor”. Para maiores detalhes sobre os trabalhos de Joule consultar

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/AlexMed/Exp_Joule.pdf e/ou

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300013&lng=en&nrm=iso .

Trato deste tema também em Energia Mecânica e Calor .

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 986.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *