Conservação da energia. O que aconteceu com a energia mecânica?
21 de setembro, 2014 às 9:19 | Postado em Mecânica, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Existe algo que não consigo compreender, um corpo em queda tem inércia cinetica e potencial gravítica. Quanto mais perto do solo maior a energia cinetica e menor a gravítica portanto no momento do impacto no solo a energia potencial passa a zero e a cinetica teria no momento exacto antes de tocar o seu valor máximo. A minha dúvida é a seguinte, considerando que todo o movimento cessa o que acontece à energia cinetica? Em que se transformou? Pela lei da conservação da energia ela não pode simplesmente desaparecer.
Muito obrigado.
Para te responder vou contextualizar imaginando um objeto de chumbo que se precipite em queda livre de uma altura de 10 m e no final da queda colida com uma superfície indeformável de maneira a ficar em repouso após a colisão. Neste caso extremo o objeto terá a sua temperatura elevada de cerca de 0,8 graus célsius.
Ou seja, neste processo – denominado de ADIABÁTICO pois durante a rápida dissipação da energia mecânica por colisão com a superfície NÃO há troca de calor entre o objeto de chumbo e o entorno – a energia mecânica (energia cinética imediatamente antes da colisão) é transformada em energia interna do objeto, refletindo-se tal transformação em um pequeno acréscimo da temperatura.
Sabemos que assim é graças aos trabalhos de James Prescott Joule (e outros) que em meados do século XIX estabeleceu o Princípio da Conservação da Energia e determinou o “equivalente mecânico do calor”. Para maiores detalhes sobre os trabalhos de Joule consultar
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/AlexMed/Exp_Joule.pdf e/ou
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300013&lng=en&nrm=iso .
Trato deste tema também em Energia Mecânica e Calor .
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 986.