Congelamento dos lagos
13 de agosto, 2013 às 10:21 | Postado em Mudanças de estado da matéria, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Fisica : porque em um lago o gelo de forma na superficie em vez de se forma no fundo ?
Pergunta originalmente feita em http: //br.answers.yahoo.com/question/
Entre tantas propriedades anômalas da água se encontra uma relacionada à sua DENSIDADE. A água líquida possui densidade máxima a 4o C. Ou seja se água líquida for resfriada a partir da temperatura ambiente, sua densidade aumenta quando a temperatura baixa, atingindo um máximo de densidade a 4o C. Abaixo de 4o C a densidade diminui e quando a água congela há uma brusca diminuição de densidade. Que a água sólida (gelo) é menos densa do que a água líquida evidencia-se na flutuação do gelo em água. Aí temos também um comportamento anômalo pois a maioria das substâncias que cristalizam aumenta sua densidade. Vide A informação de que o gelo flutua em água líquida permite concluir como a temperatura de fusão do gelo varia com a pressão exercida?
Um lago é resfriado a partir da sua superfície quando a temperatura do ambiente externo diminui. A água é péssima CONDUTORA térmica mas nela pode haver CONVECÇÃO. A água fria da superfície do lago, por ser mais densa do que a água profunda, afunda enquanto a água na parte inferior do lago, que está a uma temperatura superior à da superfície e menos densa, sobe. Assim acontecem as CORRENTES de CONVECÇÃO que resfriarão o lago a partir de cima.
Entretanto essas corrente cessam a 4o C pois nessa temperatura a água tem máxima densidade. Um resfriamento da superfície abaixo de 4o C não mais determina que a água fria afunde, flutuando então sobre a água inferior a 4o C. Se o processo de resfriamento da superfície continuar, se formará finalmente gelo por cima. A parte debaixo do gelo é lentamente resfriada agora apenas por CONDUÇÃO e, como dito antes, a água é péssima condutora térmica seja no estado líquido ou sólido.
Desta forma não é inusual em climas frios que lagos profundos tenham uma espessa camada de gelo por cima enquanto lá embaixo a água está liquida e na temperatura de 4o C.
Vide mais em Dilatação da água na fase sólida.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
_____________________________________________
Comentários no Facebbok
Alexandre C Tort – Se a solidificação começasse do fundo para a superfície, a vida em alguns lagos e rios da Terra ficaria comprometida.
Fernando Lang da Silveira – Se a água não tivesse este comportamento anômalo de aumentar de volume abaixo de 4 graus Célsius e ao congelar, de fato em muitos lagos em climas frios a vida estaria comprometida. Adicionalmente o processo de congelamento do lago seria muito mais rápido pois não cessariam as correntes de convecção.
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 12510.
A temperatura da água é maior que a ambiente, nesses casos, visto que essa camada de gelo age como um isolante térmico? Ou seja, além de não deixar a água congelar, ela também impede que a sua temperatura oscile muito ou diminua?
A camada de gelo é um isolante térmico.
Professor,
Pode-se dizer que há alguma influência também da pressão nesses casos? Isso para manter a água sob o gelo no estado líquido?
Não pois a diminuição no ponto de fusão da água com o aumento de pressão é desprezível. Vide o gráfico seguinte: