Como ondas marítimas transportam uma garrafa?
24 de janeiro, 2014 às 8:52 | Postado em Ondas de gravidade (ondas marítimas), Ondas mecânicas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Professor, um objeto se move na água, porque várias ondas se juntas de várias direções? Como um objeto se move na superfície da água, se a ondas mecânicas só transferem energia e não matéria.
Li quando estava estudando sobre ondas, que elas não carregam matéria, só energia certo?… mas pensei: Como por exemplo, quando jogamos uma garrafa no mar, pela que eu li, a garrafa só vai pra cima, e pra baixo, não sendo transportada pela onda, mas as vezes isso acontece, a garrafa é “levada” pela onda… queria saber como funciona melhor isso… Obrigado Professor
Inicialmente uma consideração importante sobre as ondas marítimas. As oscilações da água na região de propagação das ondas não são apenas na direção vertical, isto é, subindo e descendo. SEMPRE há uma oscilação na direção de propagação, isto é, em uma direção horizontal. Portanto um objeto que flutua na região de propagação das ondas marítimas, além de SUBIR e DESCER, ele sempre AVANÇA e RECUA na direção de propagação. A figura abaixo representa as trajetórias que a água descreve na região de propagação de ondas que avançam para a direita.
A figura foi construída sem respeitar a mesma escala para os eixos horizontal e vertical pois as oscilações horizontais sempre tem amplitude MAIOR do que as oscilações verticais. Portanto uma garrafa que flutua atrás da região de REBENTAÇÃO (atrás da região de SURF) das ondas, devido as ondas que por ali passa, somente pode descrever um trajetória fechada que, em média, não transporta a garrafa com as ondas.
Entretanto um garrafa pode ser transportada pelas correntes marítimas ou ser empurrada pelos ventos.
Quando a onda REBENTA (ou mesmo quando sem rebentar efeitos não lineares acontecem conforme destacado no comentário ao final da postagem) a situação é diversa de uma onda não rebentada pois então há de fato transporte de matéria. Um objeto flutuante na região de REBENTAÇÃO, na região de SURF, pode então ser transportado pela onda. Um exemplo disto é o objetos que são transportados na região de rebentação.
Desta forma, se a garrafa estiver longe da região de SURF ela poderá ser transportada pelos ventos ou pelas correntes marítimas pois as ondas que por ela passam fazem com que ela suba e desça, avance e recue, recuperando depois de algum tempo a posição original (veja abaixo o comentário no Facebook alertando para uma outra possibilidade).
O nosso artigo trata das propagação das ondas marítimas e dos tsunami: PROPAGAÇÃO DAS ONDAS MARÍTIMAS E DOS TSUNAMI
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5229.
Bom dia professor. Neste caso, a definição de onda que diz que “uma onda mecânica não transporta matéria, mas apenas energia” não parece correta, ou pelo menos, completa, já que existem situações em que ondas são capazes de transportar matéria. Existiria alguma outra definição mais geral? Muito obrigado.
A definição usual está correta desde que excluamos efeitos não lineares que acontecem na zona de rebentação (surf zone) ou que produzem a deriva de Stokes.
Concordo plenamente com o Samuel. Sempre tive muita dificuldade em entender esse conceito de que todo e qualquer tipo de onda transporta apenas energia e no entanto vemos todo tipo de material, inclusive pessoas, sendo transportados pelas onda do mar. Agradeço a você Samuel por ter feito essa pergunta bem como ao professor Fernando Lang por ter respondido. Há, nos livros didáticos, muitos conceitos incompletos e falhos.
As ondas que por ela passam fazem com que ela suba e desça, avance e recue, recuperando depois de algum tempo a posição original.