X

Como observar uma chuva de meteoros?

Olá. Ontem a noite tive a impressão de ter visto duas “estrelas cadentes” em um intervalo de poucas horas. Parando para pensar, de acordo com o que vejo na internet, existem várias chuvas de meteoros ocorrendo ao longo do ano. Não entendo como pode ser tão raro de avistar alguns meteoros riscando o céu. Gostaria que me desse uma dica de como observar esse fenômeno. Existe algum software, mapa celeste, instrumento óptico ou qualquer outra coisa que possa me ajudar a localizá-lo no céu? Deve ser encantador presenciar uma coisa dessas! Agradeço desde já.

Respondido por: Prof. Horacio Dottori - Professor emérito do IF-UFRGS

As chuvas de meteoros se produzem quando a Terra encontra restos de cometas, que se desprendem destes devido ao aquecimento dos bólidos quando se aproximam do Sol.

A cada passagem do cometa ele perde parte da sua matéria que fica em uma corrente de partículas de tamanhos variados de poucos mícrons ao tamanho de pedregulho e ainda maiores. Estes restos podem se estender por centenas de milhares a alguns milhões de quilômetros, constituindo a cauda de poeira, e ficam orbitando em torno do Sol.

A fotografia corresponde ao cometa Hale-Bopp. A cauda azul é a cauda de gás ionizado  e a branca a de poeira, esta  fornece o material para as chuvas de meteoros.

Por que se observa uma chuva de meteoros? Quando a Terra atravessa estes restos da cauda dos cometas, uma porção das partículas são atraídas pelo seu campo gravitacional e acabam caindo, interagem com a atmosfera, sendo freados, convertendo energia mecânica em térmica  e se incendiando (vide Dúvida sobre meteoro: causa do aquecimento). Isto faz que se observe o fenômeno chamado chuva de meteoros, que parece vir de um ponto do espaço denominado radiante. Como a densidade de partículas na cauda não é uniforme, e seu tamanho e constituição são também distintos, a intensidade da chuva vai depender fortemente do que encontra a Terra no instante que cruza estes restos.

Já a visibilidade da chuva dependerá também da posição do radiante em relação ao horizonte, da fase lunar, além das condições locais, como observar de uma cidade ou de uma região livre de poluição luminosa.

Então as melhores condições para poder observar uma chuva são:

1-Na data indicada ir a algum lugar livre da poluição luminosa da cidade.

2- Controle se a Lua é nova ou entre quarto minguante e a nova. Isto porque a maioria das chuvas apresentam melhores condições durante a meia-noite e o amanhecer.

3- O céu deve estar totalmente claro ou com pouquíssimas nuvens.

4- A chuva observa-se melhor a olho nu ou com um binóculo de campo grande. Isto porque se bem a chuva nasce no radiante, logo depois, abarca uma área grande no céu e um telescópio ajuda pouco nestas circunstâncias, a menos que seja tipo olho de peixe, especialmente construído para contagem de meteoros, mas são instrumentos caros para amadores.

5- Uma vez identificada a chuva que vai observar (por exemplo, a geminídeas em dezembro 13) procure mais informação na internet, em geral as pessoas que observam frequentemente costumam escrever boas matérias sobre a observação do fenômeno.

Veja o site seguinte para maior informação:  http://earthsky.org/

As chuvas de julho-agosto são a Delta-Aquário e as Perseidas. Delta-Aquário tem seu radiante perto da estrela δ da constelação do Aquário e a Perseida na constelação de Perseu, no hemisfério Norte. A Delta-Aquário  é visível no hemisfério sul, mas ela aparece mais a partir do dia 27 até os primeiros dias de  agosto. A Perseida dura de 17 de julho a 24 de agosto, com pico em torno de 12 de agosto. https://en.wikipedia.org/wiki/Perseids.

Na wikipedia, se pode encontrar uma matéria muito interessante e completa sobre chuva de meteoros, bem como uma tabela das 20 chuvas mais importantes, as datas favoráveis para observá-las e os cometas de origem. Vide https://en.wikipedia.org/wiki/Meteor_shower.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *