Como explicar esses circuitos elétricos com chave?
29 de janeiro, 2013 às 23:23 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Por que não passa corrente em um resistor cuja chave está aberta?
Não tenho entendido isso… pensei em várias hipóteses: se com chave aberta será fio liso, se a DDP se manterá, se será nula, por que não passa corrente… enfim, tentei até utilizar as fórmulas (ex.: U = R.i) para entender detalhadamente o que acontece em resistor com chave aberta e não entendi.
Eu simplesmente poderia gravar que “Em chave aberta a corrente não passa mas a DDP não fica nula”. Com isso dá, basicamente, pra resolver todos ou praticamente todos os exercícios com chaves. Porém, gostaria de discutir os motivos relacionados às informações acima e tudo que diz respeito às chaves.
Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question
Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo: Excelente explicação.
Uma chave aberta pode ser pensada como um resistor com resistência elétrica muito grande (infinitamente grande), isto é, MUITO MAIOR do que as outras resistência elétricas dos elementos do circuito. Já uma chave fechada é um resistor com resistência elétrica nula.
Outra consideração importante é que o que vem antes ou depois da chave está em série com a chave. Portanto, em caso de a chave estar aberta tens um circuito com resistência elétrica muito grande (infinita) e então não circula corrente nem na chave, nem no que estiver antes ou depois dela. Lembra que em uma associação em série a corrente é a mesma em todos elementos. Como ela é nula na chave, ela é nula em tudo o que está em série com a chave. Mas em uma associação em série a maior ddp é encontrada no elemento com maior resistência e, portanto, na chave aberta. Nos elementos em série com a chave, como não há corrente, não há ddp sobre eles.
Quando a chave está fechada, como ela é então um resistor com resistência elétrica nula, não há ddp através da chave e toda a ddp aplicada sobre o circuito está então distribuída pelos elementos em série com a chave.
“Docendo discimus.”
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 13388.
Por que em um circuito elétrico com fonte de tensão cc, chave e resistor, no caso da chave estar aberta (obstruindo a corrente) ainda sim tem-se uma diferença de potencial no resistor que está em série com a mesma?
Se houvesse uma diferença de potencial através do resistor, existiria corrente. Com a chave aberta não há portanto ddp no resistor.