Colorimetria: o que é a saturação?
5 de maio, 2020 às 21:30 | Postado em Óptica, Percepção: Teoria das cores, visão, audição, ...
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Compreendo o conceito de saturação quando se considera a cor-pigmento: por exemplo, quando se misturam matizes complementares tem-se um resultante neutralizado ou dessaturado. No entanto, não compreendo como se pensa a saturação no campo da cor-luz.
O modelo colorimétrico HSL (hue – matiz; saturation – saturação; lightness – luminosidade) as cores são identificadas por três parâmetros, onde um deles é a saturação: quanto mais saturada é uma cor, tanto menos cinza existe em sua composição.
Um exemplo sobre o significado da saturação em colorimetria está na Figura 1. Na direita de cada faixa encontram-se, por ordem de cima para baixo, as três cores fundamentais por adição do modelo colorimétrico RGB (red – vermelho; green – verdade; blue – azul). Em cada faixa encontram-se as cores que resultam quando o parâmetro saturação é diminuído (tal foi feito no conhecido editor de imagens Paint).
Percebe-se que em cada uma das três faixas a cor cinza está aumentando conforme a saturação decresce, terminando cada faixa em cinza “médio”.
Na Figura 2 repete-se o mesmo procedimento para cada uma das três cores secundárias por adição: o amarelo (vermelho + verde), o ciano (verde + azul) e o magenta (azul + vermelho).
A Figura 3 apresenta quatro fotografias: a fotografia original a foi processada no editor de imagens livre Paint Net v4.2.8, aumentando-se a saturação na foto b, e diminuindo-se a saturação nas fotos c e d.
Conforme se observa ao crescer a saturação (foto b), as cores ficam mais “vivas”. A redução da saturação adiciona cinza à composição das cores, sendo que a mínima saturação na foto d a transforma em uma imagem em “preto e branco”.
Vide mais sobre cores em Cores.
_________________________
RÉPLICA DO PERGUNTANTE:
Caro Fernando, muito obrigado pela atenção!
NOVA RESPOSTA AO PERGUNTANTE:
O conceito de saturação no modelo HSL é muito restrito e tem o significado explicitado na postagem. Sugiro leres as referências indicadas nos links da postagem.
As cores em geral, o cinza em particular, não existem fora da nossa sensibilidade. Cor não é uma propriedade objetiva da luz mas uma propriedade organoléptica ou psicofísica. Cor sempre diz respeito a como nós humanos “normais” (por exemplo os daltônicos percebem cores diferentemente dos “normais”) percebemos a luz que toca nossos sensores retinianos. Cor não pode ser confundida com a frequência da luz. A cor cinza é tão “real” quanto qualquer outra cor. Ela é uma cor extra espectral, isto é, não encontrada no espectro da luz branca, assim como o magenta, o marrom, o rosa, o verde-limão e tantas outras. Vide por exemplo
Cor de ondas luminosas refratadas.
Nem toda a cor está no espectro visível! Como pode ser isso?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Muito boa a pergunta e eu tenho a mesmíssima dúvida, que, apesar de toda a boa vontade do professor, não foi solucionada, e certamente a falha está na minha incapacidade de compreender direito a explicação. Mas, talvez, expondo dessa maneira a questão possamos deixar a dúvida ainda mais clara: quando uma pessoa “normal” (como o próprio professor colocou), por exemplo, olha para uma camiseta cinza, quais são as frequências eletromagnéticas que estão chegando aos seus olhos? Obrigado antecipadamente.
Podes testar o que estás vendo como cinza em qualquer das figuras desta postagem, copiando a figura e a colando em um editor de imagens (por exemplo o Paint) e então com auxílio das ferramentas do editor, analisar o cinza de interesse. Se fizeres isso com qualquer um dos retângulos cinza no lado direito da Figura 1 ou 2, encontrarás que a luz que dali sai é vermelho, azul e verde. Aliás, com apenas essas três luzes se produz todas as cores que vês nesta postagem ou em qualquer tela de imagens de um computador, celular ou televisor.
No caso dos retângulos cinzas considerados encontrarás vermelho 127, azul 127 e verde 127 (vide figura abaixo) O valor máximo possível para cada uma das três cores RGB é 255. Desta forma estás vendo naqueles retângulos o que se convencionou de chamar de “cinza médio”.
Ajudou muito. Excelente explicação