X

Choques e eletrocussão

Olá, Professor Lang, tudo bem?

Se uma pessoa estiver num rio, com um barco, tipo canoa, porém de material metálico. Ao receber uma descarga elétrica na lataria desse barco, a pessoa sofrerá choque somente se estiver perto do local da descarga? Ou sofrerá, independentemente da proximidade com esse local. Outra pergunta é a seguinte: um macaco que encoste em dois fios de alta tensão ao mesmo tempo, sofrerá um choque, correto? Por que isso acontece, sendo que as linhas de transmissão estão com um potencial da ordem de 13kV, imaginando um fio de alta tensão numa cidade. Eu imagino que exista uma diferença de potencial entre um fio e outro para causar esse choque, mas não consigo explicar o porquê dessa diferença ser significativa a ponto de ser fatal.

Sem querer abusar da tua boa vontade, uma última dúvida sobre o efeito fotoelétrico. Imaginando uma fonte de luz capaz de arrancar elétrons de uma placa, ela arranca os elétrons livres, certo? Essa fonte irradiando luz por tempo suficiente na placa, chegará um momento em que ela não arrancará mais elétrons, pois já acabou com o estoque de elétrons livres?

Obrigado, Professor. Abraço!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Uma descarga elétrica em uma canoa em um rio possivelmente será uma descarga atmosférica (raio). Muitos acidentes fatais já aconteceram em tais circunstâncias pois o tripulante funciona como um para-raios. Não é para menos que embarcações um pouco maiores como veleiros esportivos possuem para-raios. Vide Barcos – Grupo de Eletricidade Atmosférica – INPE.

Durante tempestades em mar e rios é uma temeridade permanecer sobre uma canoa! Também é uma temeridade alguém ficar em um local descoberto. Vide Para-raios na praia? e Raios: perigo para pessoas no mar, açude, piscina, …

O macaco é eletrocutado pois toca (na verdade nem precisa tocar pois basta aproximar suficientemente para haver condução através do ar) em um fio de alta tensão e em alguma coisa aterrada ou em dois fios entre os quais existe uma grande diferença de potencial elétrico. Em uma rede de alta tensão a diferença de potencial entre dois ramos da rede é alta tensão também. E nem necessita ser alta tensão para acontecer a eletrocussão de um animal conforme o relato a seguir.

Um gambá, ao tentar passar de um fio da rede elétrica residencial (uma rede de 220V) para outro fio, morreu eletrocutado pois seu corpo foi a conexão entre os dois ramos. Tal acidente sequer produziu uma corrente suficiente para acionar o disjuntor da rede. O gambá foi encontrado horas depois pendurado, “torrado”, entre os dois fios.

A pergunta sobre o feito fotoelétrico está respondida em É possível exaurir os elétrons em um condutor por efeito fotoelétrico?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *