Centenário da descoberta de uma estrela nova por um médico de Ijuí – RS

Hoje, 08/06/2018, comemora-se a descoberta de uma estrela nova pelo médico de Ijuí (RS) Ulrich Kuhlmann. A seguir postamos a reportagem do jornalista e escritor Ademar Bindé sobre o tema na coluna Almanaque Gaúcho de Ricardo Chaves.

Respondido por: Prof. Rolando Axt - IF-UFRGS

NOTA IMPORTANTE: Nova Aquilae significa Nova de Águia, ou seja, uma nova na constelação de Águia.

COMENTÁRIOS EM 10/06/2018 DE ALEXANDRE AMORIM aqui (detalhes sobre a ligação de Alexandre com a Astronomia) NO FACEBOOK

Segue recorte do jornal A Federação, 12 de junho de 1918, obtido da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Recorte do Jornal do Brasil, 14 de junho de 1918, (Biblioteca Nacional)

Comentários adicionais: É motivo de grande satisfação saber que um astrônomo amador alemão radicado no Brasil tenha sido co-descobridor da Nova Aquilae 1918. A revista L’Astronomie, julho de 1918, p. 217ss, informa que diversos outros observadores europeus detectaram o brilhante astro naquela noitinha (pro hemisfério norte) de 8 de junho. Um dos correspondentes da SAF já havia percebido o novo objeto por volta de março de 1918. Por outro lado fico perplexo ao tomar conhecimento da co-descoberta feita pelo Dr. Kuhlmann ter ficado oculta durante décadas. Salvo evidência em contrário, não encontrei ainda na **literatura astronômica brasileira** essa notícia. Durante as pesquisas para os aniversários em 2018 para inclusão no Anuário Astronômico Catarinense não encontrei referências na literatura astronômica brasileira sobre essa co-descoberta.

Um comentário em “Centenário da descoberta de uma estrela nova por um médico de Ijuí – RS