Capacitores têm resistência interna nula?
1 de março, 2012 às 7:22 | Postado em Eletricidade, Eletrostática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Não em nível de realidade, em nível de questões de ensino médio mesmo, os capacitores têm resistência interna nula? O circuito faz uma bifurcação, daí de um lado tem um resistor e do outro um capacitor, isso significaria que não passaria corrente no resistor caso a resistência fosse nula, é isso que acontece? Em nível de ensino médio como eu disse =)
Detalhes Adicionais: Como eu disse, é em nível de ensino médio. Eu acho que nunca vi exercício que usasse corrente alternada, se visse não saberia fazer tbm haha Então estamos falando de corrente contínua.
Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question
Comentário de quem fez a pergunta após receber a resposta abaixo:
Nossa, extremamente esclarecedor professor. Obrigado!
Um capacitor IDEAL (conforme imaginado em disciplinas elementares de Física) tem as duas placas ISOLADAS na região interna ao capacitor. Portanto, dado esse modelo de capacitor, NUNCA haverá corrente de condução elétrica entre as placas do capacitor e, consequentemente, a resistência elétrica entre as placas é INFINITAMENTE GRANDE. Entretanto um capacitor é um dispositivo que armazena carga em suas placas (carga positiva em uma placa e carga negativa na outra placa); para atingir qualquer estado com carga, deve anteriormente ter circulado corrente elétrica nas conexões das placas com outros elementos do circuito. Assim sendo, sob tensão constante, somente haverá corrente elétrica nas conexões do capacitor com outros elementos durante algum tempo pois o destino final do capacitor (em circuitos de tensão constante) é estar carregado e, consequentemente, sem existência de corrente nas conexões.
No sistema que propuseste, dado que usualmente interessa a SITUAÇÃO FINAL do conjunto constituído pelo capacitor e o resistor em paralelo (a bifurcação de que falas identifica uma associação em paralelo) e, considerando também que a tensão (ddp elétrico) sobre esse sistema seja constante, NÃO HAVERÁ CORRENTE no ramo onde se localiza o capacitor, havendo apenas corrente no ramo do resistor.
Durante o intervalo de tempo em que o sistema evolui para esta situação final, haverá corrente nos dois ramos, começando com uma corrente máxima no capacitor e nenhuma corrente no resistor, terminando com a configuração de corrente discutida no parágrafo anterior.
Assim sendo, o estado final em circuitos de tensão constante será sempre com corrente nula nos ramos que possuem capacitores ideais.
Finalmente, um capacitor real possui entre as placas um isolante com resistência elétrica grande mas não infinita e, portanto um capacitor REAL pode ser tratado com um capacitor IDEAL associado em paralelo com um resistor (cuja resistência elétrica é a resistência do isolante entre as placas). Desta forma, a compreensão da associação que propuseste na tua pergunta é importante também para se entender um capacitor real.
Outras postagens sobre capacitores: Capacitor
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5282.