X

Camada de ozônio

Prof. Lang

No post  Composição da atmosfera varia com a altitude? li que a composição da atmosfera não varia até a altitude de 100 km. Minha dúvida é sobre a camada de ozônio  pois como ela pode existir se não há variação na composição? Agradeço antecipadamente sua resposta.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

A composição da atmosfera terrestre seca (sem água) está representada na figura 1. A localização ozônio nesta figura é dentro do último círculo inferior que representa a proporção de gases traços (isto é, em pequeníssimas proporções, raros). Na figura 1 o ozônio não comparece pois é um gás mais raro do que os restantes ali representados: ele perfaz 0,3 partes por milhão ou 0,00003% da atmosfera seca total.

 

A “camada de ozônio” é uma parte da atmosfera situada na estratosfera, entre 20 e 35 quilômetros de altitude (vide Ozone layer). Na “camada de ozônio” encontra-se 90% de todo o ozônio atmosférico. Entretanto mesmo nesta região a presença de ozônio é muito pequena, rara, pois a maior concentração se encontra a 32 km de altitude, perfazendo 10 partes por milhão ou 0,001%.

Portanto a “camada de ozônio” não é uma região onde existe abundância de ozônio. As variações na composição dos gases traços com a altitude não invalida que a composição da atmosfera pouco varia até cerca de 100 km de altitude pela razão exposta em Composição da atmosfera varia com a altitude?

Sobre a função do ozônio como proteção contra a radiação ultravioleta:  Ozônio e radiação ultravioleta.

Sobre CFC e CO2: CO2 e o CFC são pesados demais para subirem até a camada de ozônio?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *