Composição da atmosfera varia com a altitude?
27 de novembro, 2021 às 18:23 | Postado em Atmosfera, Forma da Terra, Gás e vapor, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSProfessor Lang,
Uma amostra do ar mantém sempre a mesma composição em diferentes altitudes? Por exemplo, o oxigênio sempre mantém seu percentual nas várias camadas atmosféricas? Não deveriam os gases atmosféricos mais pesados se situar na parte inferior da atmosfera?
Até cerca de 100km de altitude a atmosfera seca (sem vapor de água) tem composição homogênea de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,9% de argônio e outros gases em muito baixas concentrações (a figura 1 detalha a composição do ar seco). Vide a discussão sobre efeitos da poluição em Composição dos gases no ar poluído do centro da cidade.
A razão para que a composição seja quase homogênea através das diversas camadas, apesar dos gases apresentarem variadas massas moleculares, é a turbulência (ventos, correntes de convecção, ..) que mistura continuamente os gases, não permitindo sua separação por difusão. Essa região que se estende até cerca de 100km de altitude é denominada de homosfera, limitada pela turbopausa, e acima dela os efeitos difusivos preponderam, determinando que a composição se altere. Entretanto é importante notar que a densidade da atmosfera começa, no nível do mar, valendo 1,2kg/m3 e se reduz a quatro décimos de milionésimo desse valor a 100km de altitude conforme Propriedades da atmosfera.
Nas partes mais baixas da atmosfera a composição do ar pode variar pelo teor maior ou menor de vapor de água. A máxima concentração possível de vapor de água na atmosfera diminui rapidamente quando a temperatura baixa, podendo chegar, na pressão de 1 atm, no máximo a 1,5% a 20°C e a 0,4% a 0°C. Mais detalhes sobre vapor de água na atmosfera em Umidade do ar e a densidade do ar e Umidade relativa versus umidade absoluta.
Para informações sobre métodos de determinação da composição da atmosfera consultar Sphaerica Est.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Tem uns terraplanistas por aí que bem poderiam ler com atenção esse artigo aqui, pra parar de vez de dizer algumas besteiras… eke sabe quem é!