BMW lança carro com injeção de água!
8 de outubro, 2015 às 8:40 | Postado em Máquinas térmicas, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Conforme a notícia BMW lança o primeiro carro com injeção de água do mundo – http://www.forbes.com.br/fotos/2015/10/bmw-lanca-primeiro-carro-com-injecao-de-agua-do-mundo/
Minha pergunta é: Será que a compressão do motor separa o hidrogênio do oxigênio antes da mistura explodir?
A razão de se injetar água NADA tem a ver com a suposta produção de hidrogênio implícita na pergunta. E se fosse isto, haveria um custo energético irrecuperável na subsequente queima do hidrogênio. Seria então algo ao estilo da maravilhosa invenção tupiniquim do carro movido à água que, dispende energia do combustível do carro para decompor por eletrólise a água, para depois queimar o hidrogênio. A “maravilha” está abordada em outra postagem do CREF: Carro movido a água: milagre ou empulhação?
O efeito da injeção de água na mistura de ar e combustível, graças à vaporização da água e ao seu elevado calor de vaporização, baixa a temperatura da mistura no início do tempo de admissão. Então é possível operar com taxas de compressão mais elevadas SEM produzir detonação espontânea da mistura. Como é bem sabido, maior taxa de compressão implica em maior rendimento (maior aproveitamento da energia liberada na combustão), além de afetar outras características do motor (potência, torque, …). Vide Cilindrada, rotação, taxa de compressão e potência do motor
Ou seja, a água tem efeito antidetonante em taxas de compressão mais elevadas por determinar, graças à sua vaporização, temperaturas iniciais de compressão mais baixas. O efeito é conhecido há muito tempo! Ele tem sido utilizado em alguns automóveis desde cinquenta anos atrás e também na aviação.
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