X

As sombras coloridas com cores secundárias

Prof. Lang

Achei legal a foto dos alunos e suas sombras coloridas postada no FB.

O que me chamou atenção na sombras tanto do rapaz à esquerda, quanto da menina ao seu lado é que as sombras mais externas de ambos são com as cores secundárias e não com as cores primárias. Será que isso sempre acontece?

Grata antecipadamente pela sua resposta. Lidiane

IMAGEM POSTADA NO FACEBOOK

Sombras coloridas

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Prezada Lidiane

Para responder tua pergunta identifiquei as lâmpadas com as cores PRIMÁRIAS vermelha (R), verde (G) e azul (B) no primeiro plano da foto abaixo. É importante destacar que a cor que aparece à esquerda de cada uma das luminárias corresponde a cor da lâmpada à sua direita pois é luz refletida pela parte externa e lateral da luminária.

Sombras coloridas RGB

De fato as cores nas sombras das cabeças do rapaz e da menina à esquerda são o ciano (adição de azul com verde) e o amarelo (adição de verde com vermelho), portanto cores SECUNDÁRIAS. Depois, mais no centro das sombras de cada cabeça percebe-se a cores PRIMÁRIAS azul (ao lado da sombra ciano) e a vermelha (ao lado da amarela).

Nas sombras mais externas NÃO chega a luz oriunda de uma única lâmpada mas chega  a luz das duas outras e por isso não é coincidência que as sombras mais externas são coloridas com cores SECUNDÁRIAS.

Nota também o aparecimento de uma pequena sombra verde no lado esquerdo do braço levantado da menina. É fácil imaginar pela disposição das lâmpadas no primeiro plano que naquela região chega apenas luz verde.

A disposição da lâmpadas e dos obstáculos que criam sombras favorecem pouco na imagem inicial o aparecimento da cor SECUNDÁRIA magenta (adição de vermelho com azul). Entretanto na imagem abaixo podemos observar uma grande sombra magenta de um dos dois eletroscópios na blusa do rapaz. Ali não chega luz oriunda da lâmpada verde. Mais detalhes sobre o tema em Como fazer as sombras coloridas?

Sombra magenta

 

Na próxima foto é apresentada uma situação diferente das anteriores onde a mão e os óculos de um colega criam as sombras coloridas. É interessante notar que as sombras das hastes dos óculos tem apenas as cores secundárias (amarelo, magenta e ciano). Vemos duas das cores primárias na sombra do dedo (vermelho e azul), entretanto a terceira cor primária (verde) é quase inexistente nestas sombras devido a geometria não favorecer a chegada de apenas luz verde na parede branca.

oculos

Desta forma fica evidente que compreensão das cores nas sombras depende do conhecimento da geometria das sombras – decorrente do posicionamento das lâmpadas e dos obstáculos – e do conhecimento da Teoria da Cores de Young e Helmholtz.

Uma apresentação mostrando as sombras coloridas pode ser encontrada no ResearchGate.

Outras postagens sobre cores, sistema RGB : Cores.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2426.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *