As ondas de rádio têm a mesma velocidade da luz?
14 de fevereiro, 2012 às 18:51 | Postado em Ondas eletromagnéticas, Óptica, Radiação
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/
As ondas de rádio e as ondas luminosas são casos especiais de ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, que diferem entre si na frequência (as ondas luminosas possuem frequência muito maior do que as ondas de rádio). Todas as ondas eletromagnéticas se propagam com a MESMA VELOCIDADE NO VÁCUO. Assim sendo a resposta é positiva para o vácuo.
Em meios materiais a velocidade de propagação dessas duas classes de ondas eletromagnéticas podem ser diferentes pois é comum que em meios materiais a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas dependa da frequência. Esta dependência, por exemplo no vidro, já é perceptível até entre ondas luminosas com cores diferentes: o luz violeta se propaga um pouco menos rapidamente do que o luz vermelha. Este fenômeno de a velocidade de propagação depender da frequência é denominado DISPERSÃO. Uma evidência da DISPERSÃO é a decomposição, por um prisma, da luz branca em luzes coloridas.
Vide também
Óptica: dúvida sobre a dispersão da luz
Velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 13413.
Muito bem explicado, parabéns.
Eu estava pesando nisso agora, como a luz poderia ser mais rápida se é o mesmo espectro eletromagnético, já que existe frequências maiores que a luz, mas também existe frequências menores. Muito bom, gostei.
Vamos supor que eu conseguisse transmitir uma onda eletromagnética de rádio a uma velocidade maior do que a luz, será que eu poderia mandar uma mensagem para mim no passado pelo rádio?
A transmissão de uma onda eletromagnética com velocidade maior do que a da luz viola a Teoria da Relatividade. Desta forma não há como sequer imaginar tal possibilidade e a analisar dentro dessa teoria.
Em meios materiais, duas ondas de rádio (uma AM e outra FM, por exemplo) também se propagariam em velocidades diferentes ou a dispersão é uma característica exclusiva do espectro luminoso?
A dispersão pode ocorrer em qualquer faixa do espectro eletromagnético.
Como é possível, que as ondas de rádio tenham velocidade máxima limitada a da luz, a ciência emitir um sinal e receber uma resposta em um curto período, de corpos celestes que estão a muitos anos-luz da terra?
Não é possível!