Antigos argumentos contra a rotação da Terra.
5 de novembro, 2020 às 11:16 | Postado em Forças inerciais, Forma da Terra, Mecânica, Mítica Terra Plana
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Por que os terraplanistas usam o argumento do tempo de voo dos aviões não ser afetado pela rotação da Terra redonda se, claramente, pelo mesmo argumento, uma pessoa que salta cai exatamente no mesmo local, mesmo ela estando em rotação?
Este argumento é usado pelos terraplanistas para comprovar que a Terra não gira. Idem para o argumento do salto. Ou seja, como parece não haver efeitos perceptíveis nesses casos, a conclusão é que a premissa “a Terra gira” é falsa.
Os argumentos do salto (ou do corpo lançado verticalmente), da queda da torre, do voo dos pássaros (os pássaros eram os “aviões” da época) entre outros, eram utilizados contra a hipótese de rotação da Terra nos séculos XVI e XVII. Galileu no século XVII respondeu a tais argumentos.
Surpreendente para os terraplanistas e também para aqueles que, não sendo terraplanistas, acreditam que não há influência da rotação da Terra nesses casos é a afirmação de que de fato há efeitos da rotação da Terra. Os efeitos, embora pequenos usualmente, são preditos pela Mecânica Newtoniana e são corroborados experimentalmente, todos eles decorrentes de que um sistema de referência solidário à Terra é uma sistema não inercial e portanto nele aparecem efeitos decorrentes das forças inerciais centrífuga e de Coriolis.
O caso do efeito no voo dos aviões foi discutido em A rotação da Terra influencia o tempo de voo de uma aeronave? e Dúvida sobre efeito de Coriolis no avião.
O caso do corpo lançado verticalmente ou caindo da torre foi discutido em Objeto que cai da torre na Terra em movimento: a resposta pré-galileana, de Galileu e da Mecânica Newtoniana.
Sobre a percepção do movimento de rotação da Terra vide também Rotação do planeta.
“Docendo discimus.” (Sêneca)