X

Antigos argumentos contra a rotação da Terra.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Este argumento é usado pelos terraplanistas para comprovar que a Terra não gira. Idem para o argumento do salto. Ou seja, como parece não haver efeitos perceptíveis nesses casos, a conclusão é que a premissa “a Terra gira” é falsa.

Os argumentos do salto (ou do corpo lançado verticalmente), da queda da torre, do voo dos pássaros (os pássaros eram os “aviões” da época) entre outros, eram utilizados contra a hipótese de rotação da Terra nos séculos XVI e XVII. Galileu no século XVII respondeu a tais argumentos.

Surpreendente para os terraplanistas e também para aqueles que, não sendo terraplanistas, acreditam que não há influência da rotação da Terra nesses casos é a afirmação de que de fato há efeitos da rotação da Terra. Os efeitos, embora pequenos usualmente, são preditos pela Mecânica Newtoniana e são corroborados experimentalmente, todos eles decorrentes de que um sistema de referência solidário à Terra é uma sistema não inercial e portanto nele aparecem efeitos decorrentes das forças inerciais centrífuga e de Coriolis.

O caso do efeito no voo dos aviões foi discutido em A rotação da Terra influencia o tempo de voo de uma aeronave? e Dúvida sobre efeito de Coriolis no avião.

O caso do corpo lançado verticalmente ou caindo da torre foi discutido em Objeto que cai da torre na Terra em movimento: a resposta pré-galileana, de Galileu e da Mecânica Newtoniana.

Sobre a percepção do movimento de rotação da Terra vide também Rotação do planeta.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *