X

Alcance do Farol de Cabo Frio refuta o globo! Será mesmo?

olá tudo bem!
tenho uma duvida quanto ao farol de cabo frio no rio de janeiro, ele situa-se a 155 mts acima do nivel do mar, a podendo ser visto até aproximadamente 90 km de distância, seguindo o calculo ele não poderia ser avistado dessa distancia por seria coberto pela linha de horizonte, não sou terra planista.

Estou procurando afirmativa que possa refutar a terra plana, porque fiz os cálculos já para poder mostrar a um determinado terra-planista, porem para ser possível ver o dito farol necessita-se de um navio muito alto, não possuo os cálculos de altura exatos, agradeço a ajuda

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O alcance LUMINOSO do farol é 49 milhas náuticas (cerca de 90km) segundo informação da Marinha Brasil em Farol de Cabo Frio. Isto significa que um observador suficientemente elevado poderia avistá-lo, dependendo das condições atmosféricas, até esta distância. Faróis também servem de orientação para aeronaves e não apenas para embarcações marítimas.

O alcance GEOGRÁFICO deste farol, segundo as informações da Marinha (página 114 da Lista de faróis), é cerca de 50 km.

Vide a seguinte postagem para maiores informações sobre alcance LUMINOSO e GEOGRÁFICO:
Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana.

É sempre bom lembrar aos terra-chatos que se o mundo fosse como eles imaginam, uma grande pizza coberta pelo Domo da Ignorância, não haveria qualquer razão para construir faróis tão elevados. Bastaria que os faróis estivessem poucos metros acima dos oceanos (altura suficiente para não serem encobertos por ondas de tempestade) e poderiam ser vistos tão longe quanto se queira imaginar.

Um vídeo sobre o tema: A Marinha NÃO provou a Terra plana.

Mais sobre mitologia TP em contraste com o mundo real em Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


5 comentários em “Alcance do Farol de Cabo Frio refuta o globo! Será mesmo?

  1. Ivo Busko disse:

    Aqui tem o detalhamento completo de como a Marinha lida com os problemas de sinalização náutica, incluindo faróis e seu alcance: https://www.marinha.mil.br/camr/sites/www.marinha.mil.br.camr/files/MANUAL-SN-Vol-1-Aprovado-CT-DHN.pdf

    E aqui tem a lista mantida pela Marinha, de faróis e outros sinais marítimos e fluviais no território brasileiro e partes da América do Sul: (http://www.borestenautica.com.br/arquivos/Lista_Farol.pdf

  2. Silvio disse:

    Será que as elevadas ondas provocadas pelo vento não seria um motivo suficiente para se escolher locais elevados para os faróis?
    Independente de plano ou esférico deveria pensar melhor.
    Grato!

  3. Ricardo Augusto Alves Ferreira disse:

    Interessante a matéria e os comentários. Não defendo nenhuma posição (Terra plana ou Esférica) … por enquanto.

    Aproveitando o tema sobre “orientação por Farol” e, considerando o fato que desde sempre é possível e extremamente seguro e “inerravel” a orientação pelas estrelas – em especial nos Mares – como tal é possível se o Universo (e cada estrela, astro, Galáxia…) estão em constante e perpétuo movimento?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *