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Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?

Boa noite,

Eu observo que em dia frio o tanque de automóvel comporta um volume maior  de gás do que em dia mais quente. Isso e impressão minha ou é fato?  Att.  Marcos

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O abastecimento de um tanque de GNV em um automóvel cessa quando a pressão no tanque atinge um determinado valor. A pressão máxima permitida é de 220bar (ou cerca de 220atm  ou cerca de 220kgf/cm2). Portanto, se o tanque é completamente preenchido isto significa que a pressão é a máxima que a bomba abastecedora determina.

Entretanto é bem sabido que a pressão de uma amostra gasosa contida em um dado volume (neste caso a capacidade real do tanque) depende da temperatura. Para o mesmo tanque, se a temperatura é mais alta, a mesma pressão será atingida com uma massa menor de gás estocado.

É importante notar também que o volume do tanque (capacidade real do tanque) não é “o volume de gás que a bomba de abastecimento informa”. O volume referido pela bomba de abastecimento e pago pelo usuário é o volume que o gás, que entrou no tanque, ocuparia  se estivesse fora do tanque, isto é, na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20oC.

Quando o tanque é abastecido é fácil notar que a sua temperatura se eleva (um toque de mão no tanque recém abastecido revela que ele está a uma temperatura maior do que a temperatura ambiente). Portanto, após o abastecimento ele resfria e depois de algumas horas, mesmo que não tenha saído GNV do tanque, ele pode ser reabastecido pois a pressão baixou e caberá mais gás.

Da mesma forma se a temperatura ambiente é mais baixa, cabe mais massa de GNV no tanque para a mesma pressão de 220bar.

Cada dez graus célsius de decréscimo na temperatura de gás no tanque determina que possa ser introduzido cerca de 3% a mais de massa de GNV no tanque.

Outras postagens sobre GNV:

Diminuição da pressão em um cilindro de GNV: é normal? 

Como medir a massa do GNV no reservatório?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

 


25 comentários em “Abastecimento de GNV: cabe mais no tanque em dia frio?

  1. Augusto Viano disse:

    Bom dia, então professor quando que será abastecido realmente o volume do Tanque? e se fosse encontrado a temperatura de saturação do gnv a 220 bar, não seria nessa condição que teríamos abastecido o tanque com o volume real?

    • Fernando Lang disse:

      Qualquer quantidade de gás colocada no tanque ocupa totalmente a capacidade do tanque. Por isso, o que realmente interessa é o volume que o gás estocado no tanque ocupará quando dele sair para a atmosfera, ou seja, o volume que aquela massa de gás no tanque ocupará na pressão de 0,1MPa (~1 atm) a 20°C.

  2. Bernardo disse:

    Saudações. Então isso quer dizer que, dependendo da situação, apesar do meu cilindro ser de 16m2 a bomba pode informar que ele foi abastecido com 18m2 e não ser fraude na bomba? Obrigado.

  3. Leonardo Pedrosa disse:

    Boa tarde!
    Então, no caso de um posto abastecer o meu cilindro de 16m com 18… ou ate mesmo 19m ?
    Poderiamos desconfiar de uma possível fraude ?
    Ja testei este posto e percebi que não rendeu o esperado quando ultrapassou o valor do cilindro (16m3).

    • Fernando Lang disse:

      A capacidade nominal de 16 metros cúbicos é válida para uma determinada pressão de abastecimento e esta deve ser indicada pelo fabricante do reservatório. Então deves verificar qual é a pressão na qual o fabricante informa a capacidade.
      A seguir deves observar qual é a pressão na qual a bomba de abastecimento efetivamente opera e se for maior do que aquela especificada pelo fabricante do reservatório, entrará um volume maior no reservatório.

      • WILIANS SILVA DE OLIVEIRA disse:

        No caso entao, não entraria um volume maior de gás e sim uma massa maior?

        • Fernando Lang disse:

          O “volume que entra” é um volume virtual, isto é, o volume que a massa de gás ocuparia fora do reservatório, na pressão de apenas 1atm. As bombas de abastecimento informam sobre este volume virtual e por ele cobram. Quanto maior este volume virtual, maior é massa que efetivamente entrou no reservatório.

  4. LUCAS MEDEIROS DA SILVA disse:

    Mas isso causa algum dano ao cilindro?

  5. Marcos Rodrigo De Souza Mello disse:

    Professor, bom dia.
    Muito obrigado por compartilhar este conteúdo.

  6. José luis disse:

    Boa tarde professor, eu instalei GNV a uma semana, pois quando eu abasteco o reloginho fica 200bar cheio, na manhã seguinte cai pra 170 bar mais ou menos, isso e normal?

  7. Paulo César de Oliveira Lima disse:

    Hola professor. Hj abasteci meu cilindro, 15 m2, estava totalmente vazio, quando observei a nota fiscal observei que o valor era superior ao q acustumava pagar, fui até a bomba e constavei o abastecimento de 16,25 m2. É possível um cilindro de 15m2, ser inserido 16,25 numa temperatura de 9°?

    Trabalho no transito a 17 anos, sempre com gnv e nunca passou de 15,25 m2, isso que anteriormente meu estado era muito mais frio, chegava a 4°,6° inverno. Isso é possivel? 1,25 metros cúbicos a mais?

    • Fernando Lang disse:

      Impossível responder pois a capacidade do reservatório também depende da pressão e esta pode variar um pouco em torno de 200bar. Então para comparar abastecimentos anteriores necessita-se informações sobre a pressão na bomba.

  8. Paulo César de Oliveira Lima disse:

    Hola professor. Hj abasteci meu cilindro, 15 m2, estava totalmente vazio, quando observei a nota fiscal observei que o valor era superior ao q acustumava pagar, fui até a bomba e constavei o abastecimento de 16,25 m2. É possível um cilindro de 15m2, ser inserido 16,25 numa temperatura de 9°?

    Trabalho no transito a 17 anos, sempre com gnv e nunca passou de 15,25 m2, isso que anteriormente meu estado era muito mais frio, chegava a 4°,6° inverno.

  9. Boa tarde professor.
    Meu cilindro é de 15m3.
    Eu abastecia hj. E a Bomba marcou 18.50mts3.
    É possível isso.

  10. gnv trexgnv disse:

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Cilindros de Gnv.

  11. WILLIAM Martins disse:

    Top, professor, sanou minhas dúvidas!

  12. Marcelo disse:

    Boa tarde professor
    Tem um posto que abasteço qnd meu cilindro está completamente vazio, e não tem resíduos de óleo pois fiz limpeza, o meu manômetro marca 220bar e entra 12,5 m^3 em média e meu cilindro é de 15m^3.
    Abasteço em outro posto a mesma pressão 220bar no meu manômetro e entra por volta de 14m^3.
    Nesse segundo posto rende mais, por isso marca que entra mais gnv.
    Tem alguma forma do posto 1 adulterar e entrar gnv com ar, já que rende menos e os dois postos marcam a mesma pressão interna no meu cilindro 220bar

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