A rotação da Terra influencia o tempo de voo de uma aeronave?
22 de outubro, 2014 às 19:40 | Postado em Forças inerciais, Forma da Terra, Mecânica, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Se eu voar contra o sentido de rotação, levo menos tempo para fazer um deslocamento x do que se eu voasse no mesmo sentido da rotação?
Discutindo um outro assunto, acabei entrando nesta discussão com um amigo meu. Fui pesquisar na internet e acabei ficando ainda mais confuso, porque há diversas respostas conflitantes sobre a mesma questão.
Eu tenho a impressão de que se há alguma influência, ela não é tão grande quanto o senso comum nos diria que é.
De fato tens razão em tua intuição de que o efeito da rotação da Terra NÃO corresponde ao do senso comum.
Inicialmente é importante notar que o avião em repouso em relação à Terra participa do movimento planeta e, portanto, tal movimento no próprio sistema de referência da Terra é nulo.
COMENTÁRIO ADICIONADO EM 01/04/2015: O equívoco usual – às vezes colocado de forma arrogante como no vídeo de um religioso muçulmano de defende a imobilidade do planeta – é que a simples perda de contato com superfície do planeta anularia a velocidade que o avião tem por participar do movimento da Terra. Este equívoco foi corrigido já no no século XVII (obviamente não em relação a aviões mas em relação a outros corpos que se movimentam juntamente com a Terra) por Galileu ao refutar nos Dois Máximos Sistemas do Mundo diversas objeções ao movimento de rotação diária do planeta; posteriormente, com o advento da Mecânica de Newton compreendemos melhor ainda as razões do equívoco. Entretanto, mesmo que não dominemos as Leis da Mecânica que nos permitem entender teoricamente o equívoco, facilmente percebemos que se dentro de um autmóvel em movimento ou até em um avião, lançarmos um pequeno objeto para cima, o objeto NÃO será violentamente jogado para a traseira do veículo. Esta singela constatação refuta a concepção de que a simples perda de contato seja suficiente para a anulação do movimento que um corpo possui por se mover junto com a Terra.
O que interessa para o tempo de viagem em torno da Terra é a velocidade do avião EM RELAÇÃO À TERRA. A velocidade do avião em relação à Terra (desprezando-se um efeito inusitado para o senso comum e que tratarei a seguir) é afetada por diversos fatores – tais como potência dos motores do avião, ventos ou jet streams, trajeto efetivamente escolhido … – mas não pelo próprio movimento de rotação da Terra pois, como já notei, o avião já dele participa mesmo estando em repouso em relação à Terra.
O efeito inusitado sobre o avião, devido à FORÇA INERCIAL DE CORIOLIS, é uma deflexão no movimento do avião em relação à Terra, perpendicular à direção da velocidade do avião em relação à Terra. Se o voo é horizontal tal deflexão acontece para a esquerda (direita) de quem olha na direção e no sentido da velocidade do avião no hemisfério sul (norte), independentemente da direção em que o voo acontece.
Para um avião, no hemisfério sul, voando horizontalmente para leste (oeste), a deflexão acontece para o norte (sul) e ela aumenta se a latitude inicial do voo for maior. No equador da Terra tal deflexão é nula. A correção deste efeito, para que aconteça um deslocamento efetivo do avião para leste ou oeste, não afetará de maneira diversa o tempo de viagem.
Portanto, acertaste quando intuíste que se houvesse algum efeito, ele não seria o do senso comum.
Para correção em aviões dos efeitos de Coriolis vide Walter Bislins.
Vide também A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo.
COMENTÁRIO ADICIONADO EM 01/04/2015: A deflexão no movimento do avião – bem como de massas de ar em movimento em relação à superfície da Terra determinando a formação de ciclones e anticiclones, de projéteis de artilharia, … – tem o mesmo status de “prova mecânica do movimento de rotação da Terra” que o famoso Pêndulo de Foucault construído pela primeira vez em 1851. Vide também Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista.
COMENTÁRIO ADICIONADO EM 15/05/2016: Em um site – http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/os-avioes-e-a-rotacao-da-terra.html – encontram-se as afirmações seguintes: “Se o avião contorna a Terra no sentido de rotação, ele demora mais tempo. Já no sentido contrário ao de rotação, ele leva menos tempo para fazer o mesmo trajeto.A explicação para isso é que a velocidade relativa se alterna nestas duas situações. Quando o avião voa no mesmo sentido de rotação, a velocidade relativa é igual a diferença das velocidades. Já no sentido contrário, a velocidade é a soma destas velocidades.”
O absurdo desse argumento pode ser evidenciado no fato de que aviões comerciais atualmente voam com velocidades em relação à Terra não superiores a 250 m/s, não importando se vão para o leste ou oeste. Já a velocidade de um ponto na superfície da Terra, devido à rotação da Terra, é cerca de 450 m/s no equador e 400 m/s aqui em Porto Alegre. Desta forma, segundo esta estupidez, um avião poderia até voar em SENTIDO CONTRÁRIO ao desejado a cerca de 200 m/s no equador e 150 m/s em PoA! 🙂 Alguém já viu um avião voar de ré? 🙂
O raciocínio veiculado por este site de curiosidades, denota um enorme analfabetismo científico somente equiparado a de alguns religiosos (não apenas islamitas mas também de seitas fundamentalistas cristãs) que, 400 anos após Galileu, negam o movimento de rotação da Terra com argumentos superados no século XVII.
ADICIONADO em 21/04/2019: vide Dúvida sobre efeito de Coriolis no avião.
Outras questões que tratam da força inercial de Coriolis:
Rotação da terra – Ar jogado do oeste para leste?
Desvio de projéteis pela força de Coriolis
Vórtices atmosféricos nos dois sentidos?
Demonstrando no ralo vórtices com sentidos opostos nos dois hemisférios: FRAUDE!
“Docendo discimus.” (Sêneca)
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Comentários no Facebook
Gilberto Antonioli – Li todos os comentários. Mas não alcancei a conclusão, ( se houve). Afinal, a velocidade de rotação da Terra influencia no tempo de voo de uma aeronave ? Para não derivar sobre o assunto, digamos que a duas aeronaves decolem exatamente do mesmo lugar seguindo exatamente sobre a linha do equador, mas em sentidos opostos e na mesma altitude, desprezamos o vento e as variações da pressão atmosférica. Darão a volta ao globo e retornarão ao lugar de origem do voo. Qual chega primeiro? / Ou as duas chegam na mesma hora? >>Acho que também convém especificar o ângulo de subida em 30 graus, a altitude a 12000 metros sobre o nível do mar e a velocidade constante em 800 Kms/hora para ambas. Por hipótese. também consideramos que sobre a linha do equador não existem montanhas ou depressões que poderiam interferir na força de gravidade que atuariam sobre as aeronaves.
Fernando Lang da Silveira – Viajando sobre a linha do equador o efeito de desvio horizontal lateral não acontece para qualquer das duas aeronaves. Imaginemos que ambas voem a 800 km/h. Durante a subida a aeronave que viaja para leste (oeste) padecerá de uma força de Coriolis horizontal contra o (a favor do) seu movimento horizontal da ordem de 1/1000 do peso (nota que o tempo de ascensão é desprezível frente ao tempo de viagem) mas seu peso será cerca de 1/100 menor (maior) do que se estivesse parada graças também à força de Coriolis. Terminada a ascensão a aeronave que viaja para leste (oeste) continuará sofrendo a força de Coriolis vertical para cima (baixo) cerca de 1/100 avos do seu peso. Portanto há pequeníssimos efeitos diferentes sobre as duas aeronaves que voam em sentidos opostos. Entretanto o tempo de voo real para ambas será muito afetado por efeitos da atmosfera, imponderáveis em uma situação real.
Fernando Lang da Silveira – É importante notar que o efeito da rotação da Terra no que por aqui se passa NÃO é aquele que o senso comum espera.
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Prezado Prof. Fernando Lag da Silveira, creio que sua interpetação da Força Inercial de Coriolis esta equivocada nas explicações prestadas acima. De fato o efeito de Coriolis atu sobre viagens horizontais na superfície terrestre, mas apenas em deslocamentos que tenham uma componente longitudinal, ou seja, deslocamentos onde há variação na latitude. A força inercial de Coriolis, ou efeito Coriolis, é causado essencialmente pela mudança de latitude: para diferentes latitudes a velocidade absoluta de rotação é diferente (como você mesmo colocou), porém se o movimento é na direção leste – oeste, em qualquer latitude (e sem variação da latitude) não há deflexão no movimento. Pelo menos foi assim que eu aprendi. Me corrija se eu estiver errado. Agradeço a atenção.
A resposta se encontra em Dúvida sobre efeito de Coriolis no avião
Dois aviões indo de New York a London e outro ao contrário chegam ao mesmo tempo ou não ??
E se chega qual a diferença
PARA DE ENROLAR E DÊ UMA RESPOSTA BASEADA NA CIÊNCIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
A insistência em uma pergunta que já foi respondida indica algum problema cognitivo sério. 🙂 😉
O autor da pergunta diz: “Fui pesquisar na internet e acabei ficando ainda mais confuso, porque há diversas respostas conflitantes sobre a mesma questão.”
Isso acontece simplesmente pelo fato de toda essa filosofia ser uma mentira. Não existe curvatura, todas imagens mostradas contém algum tipo de manipulação. Sou fotógrafo e editor há mais de 10 anos, quero ver o físico que vai me refutar hahahaha
Já que és fotógrafo e editor (seria editor da Revista Terra Plana? 🙂 ) podes postar aqui alguma das seguintes fotos:
1- Uma selfie ao lado do Domo da Ignorância.
2 -Uma foto feita no hemisfério sul da estrela Polar ou Polaris.
3- Uma foto da Cordilheira dos Andes realizada no litoral brasileiro.
4- Uma foto de qualquer farol brasileiro realizada além da distância que a Marinha Brasileira especifica como o alcance geográfico do farol.
5 – Uma foto da Ilha de Fernando de Noronha realizada em alguma praia do nordeste.
Aproveita e lê também Verbete sobre terraplanismo.
Uall, ele quer uma foto tirada do hemisferio sul, da estrela polaris…. e isso que é formado em física, me diz qual a super câmera ou telescopio, que consegue avistar algo a mais de 12mil km??????? só para você ter uma noção, na terra plana o sol está aproximadamente a 5mil km de altitude, porra, a distância de qualquer direção da antardida em relação ao ártico, é mais que o dobro da distancia do sol em relação a terra, usar isso como argumento é prova de sua ignorância
Responderei adotando a Mitologia da Terra Plana. A olho nu enxergamos estrelas no Domo olhando para o o norte. Portanto percebemos coisas a distância muito maiores pois, segundo a própria Mitologia TP, o Domo se situa muito além do Sol, do outro lado do mundo chato. 🙂
Na Terra Plana de fato não existem instrumentos ópticos pois a cultura dos terra-chatos remonta à Idade do Bronze em um deserto no Oriente Médio onde pastores e nômades seminus, cobertos por andrajos, vagavam.
O próximo comentário somente será habilitado se de fato houver algum argumento que seja mais do que um exercício de dissociação cognitiva.
Está lógica não funcionava com o concorde que chegava até 2450 km por hora ….
O concorde saia depois do por do sol de Londres e chegava antes do por do sol em nova iork ….
Ou seja o piloto via o Sol nascer no oeste e se pôr novamente !
O concorde era a maior prova do movimento do sol numa terra estacionária …pois seu voo de ida e volta era o mesmo !
Os argumentos desenvolvidos nesta postagem valem mesmo que a aeronave tenha velocidade supersônica. Aliás, aeronaves com velocidade supersônica existem ainda. Estudar um pouco antes de postar qualquer bobagem na internet poupa passar vexame. 😉 Vide mais em A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo.
Boa noite, professor Lang! Espero que estejas bem!
A explicação do vídeo abaixo está correta???
https://youtu.be/oP_3ILq20wc
Na minha opinião, está errada. Pelo que entendi da explicação do senhor, professor Lang (se desconsiderarmos o efeito Coriolis e dos ventos jet stremers), se um avião parte de um aeroporto ‘A’ para um aeroporto ‘B’, no sentido oeste-leste com velocidade de 250 m/s, levará o mesmo tempo se ele partir de ‘B’ para ‘A’, ou seja, no sentido leste-oeste. Meu raciocínio está correto, professor???
Desde já agradeço a resposta!
Boas Festas e saúde, Professor Lang!
O teu raciocínio está correto! E é consistente com o que o vídeo apresenta caso se despreze os efeitos dos ventos.
Boa noite, professor. Saúde e Paz!
Professor, mas se o meu raciocínio está correto, como o sr. afirmou, então o raciocínio do vídeo deveria estar errado, não??? Porque no vídeo eles dizem que a velocidade de um avião, quando voa para o leste, seria a soma das velocidades: 160km/h (velocidade com relação ao solo) e 1670km/h (velocidade de rotação). O mesmo vídeo afirma que se o avião voa em sentido oeste, na verdade está viajando para LESTE (isso mesmo) com a diferença das velocidades: 1670km/h – 160km/h.
Não estou dizendo que isso não acontece, mas só quem obervaria o avião indo para LESTE mesmo viajando para oeste (como diz o vídeo) seria um observador fora desse sistema, estou certo???
No sistema de referência da Terra a velocidade do avião é a mesma independentemente se voa para leste ou para oeste. Em outro sistema de referência as velocidades podem ser diferentes dependendo de como a Terra se mova em relação a tal sistema de referência. Nota que um sistema fora da Terra pode ser um sistema no Sol, na Lua, em Marte, … .
Bom dia, professor! Obrigado pelas respostas. Professor Lang, verdade! Não expliquei bem o que quis dizer com “um sistema fora da Terra”. Eu quis dizer um referencial que estivesse por exemplo fora da órbita da Terra (e estivesse no espaço parado com relação à Terra).
Mas professor, por que é que essa velocidade de rotação da Terra não importa pra questão de chegar mais rápido indo pra leste ou oste (a não ser por conta do efeito coriollis…que nunca estudei, mas quero muito aprender sobre isso), mas importa pra questão do lançamento de foguetes??? Já li que os melhores lugares de lançamento são os mais próximos a linha do Equador.
Se puder clarear essa minha dúvida, agradeço desde já professor, Lang!
Saúde e Paz!
Um Ótimo 2022 para ti!
Para escapar da Terra a nave deve ter, em um sistema de referência que acompanha a Terra em seu movimento de translação, a velocidade de cerca de 11km/s. Se o foguete fosse lançado do polo, os propulsores deveriam conferir à nave esta velocidade. Se partir do equador, os propulsores devem adicionar uma velocidade menor pois ela já possui a velocidade de cerca de 0,4km/s. Vide também Movimento de translação da Terra e velocidade de foguetes.