A Lua escura na foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?
6 de agosto, 2019 às 21:12 | Postado em Astronomia, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/A Terra está iluminada atrás da Lua e a Lua se apresenta escura. Isto prova que a foto foi forjada!
O comentário do negacionista sobre a falsidade refere-se à figura 1 da postagem Relação entre os diâmetros da Terra e da Lua em uma foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?
O negacionista reconhece que ambas, Terra e Lua, estão sendo iluminadas pelo Sol da mesma maneira e que apesar disso a imagem da Lua aparece escura. Para ele tal raciocínio simplório conduz à conclusão sobre a falsidade da foto. Mas de fato esta ocorrência corrobora outra vez a verossimilhança da foto como se demonstra a seguir!
Como é usual, os raciocínios dos negacionistas são pobres teoricamente e baseados em intuições que não resistem ao escrutínio racional.
A Lua e a Terra refletem difusamente a luz solar que lhes ilumina. O albedo geométrico de qualquer corpo diz respeito ao percentual da radiação visível nele incidente que é efetivamente refletida pelo corpo. A superfície da Lua, sem ar e essencialmente constituída por minerais no estado sólido, determina que o albedo geométrico lunar seja de aproximadamente 12%. Nosso planeta, por ter constituição diversa da Lua e possuir atmosfera, possui o albedo geométrico terrestre de aproximadamente 43%. Ou seja, sob a mesma iluminação a Terra reflete uma intensidade luminosa 3,6 vezes maior do que aquela refletida pela Lua.
Desta forma se uma fotografia da Lua em trânsito sobre a Terra, estiver com exposição adequada à luz que vem da Terra, estará subexposta para a luz que vem da Lua conforme se observa na figura1. Caso a exposição fosse adequada a luz refletida pela Lua, a Terra se apresentaria superexposta ou “estourada”.
Utilizando-se um editor de fotos pode-se simular com a foto da figura 1, aumentando-se o brilho e o contraste, o que aconteceria se a exposição fosse adequada ao albedo lunar. A figura 2 apresenta esta simulação, mostrando agora a Terra em superexposição ou “estourada”.
A figura 3, que apresenta apenas um detalhe da figura 2, mostra melhor a Lua.
PoA
A figura 4 apresenta uma foto de 1994 da face oculta da Lua obtida pela missão Clementine.
A figura 5 apresenta as duas imagens (de 2015 e de 1994) justapostas. Nelas se reconhecem diversas estruturas idênticas na superfície de nosso satélite, apesar de as duas imagens terem sido obtidas de distâncias e ângulos diferentes.
Assim, como sempre acontece quando os negacionistas tentam invalidar com argumentos pífios a veracidade de fotografias da Lua, consegue-se reverter os argumentos, transformando-os em corroborações da verossimilhança das imagens. Vide especialmente as seguintes postagens nas quais argumentos simplórios de negacionistas foram criticados e revertidos:
Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?
Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas?
Lado oculto da Lua é escuro e frio! Será mesmo?
Vide também TRÂNSITO DA LUA.
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Fernando, nada a ver com a pergunta original, de quanto varia o albedo da Terra em função de uma maior ou menor cobertura de nuvens? Ou seja, qual seria o albedo para uma superfície sem nenhuma nuvem e para cobertura completa? Abs e parabéns pelas respostas arrasadoras!
Grato pela avaliação da resposta!
O albedo das nuvens contribui em muito para o albedo total da Terra. É fácil concluir pela tabela abaixo, retirada do verbete da Wikipedia, que se a cobertura total da Terra por nuvens elevaria em muito o albedo total, podendo chegar ao dobro do atual.
mas quando vemos a lua aqui da terra, a noite, parece que o albedo não tem influencia alguma pois a luz do sol reflete na lua a ponto de clarear a terra.
Nem tudo que parece é, diz a sabedoria popular! Novamente estás equivocado.
Podes aprender em Sobre a forma e o brilho da Lua.
parabéns professor Fernando Lang seus estudos tem sido para mim uma luz nesse assunto e estou aprendendo a refutar os terraplanistas. Obrigado.
Óbvio que está errado isso, a própria Nasa mostra outra dimensão da Terra na “ida a Lua”.
A Terra está perfeitamente iluminada pelo Sol e a Lua também.
A sonda envia apenas 1 (uma) foto, coincidentemente com a mesma iluminação em momentos completamente distintos.
As vezes a Lua é altamente refletiva, outras é pouco refletiva da luz do Sol.
Das duas uma, ou a ida a Lua foi uma farsa de fato ou estas fotos estão todas erradas.
Tamanhos da Terra em fotos tiradas na Lua e tamanho da Terra em fotos tiradas pela DSCOVR não são comparáveis diretamente já que tanto os aparatos fotográficos quanto as distâncias à Terra são diferentes. Nas fotos da missão Apollo 11a Terra NÃO está perfeitamente iluminada pelo Sol e nem o local na Lua se encontra com Sol a pino como se pode ver na imagem abaixo.
E o sol ta aonde? Atrás da lua?
O satélite DSCVOR se encontra entre o Sol e o sistema Terra-Lua. Portanto o Sol ilumina a face da Lua não visível da Terra e a própria Terra.