A ausência das estrelas nas fotos dos astronautas.
21 de fevereiro, 2020 às 11:21 | Postado em Astronomia, Mítica Terra Plana, Mitos, empulhações, notícias falsas, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Caro Professor Lang
Um dos argumentos dos defensores da “farsa da Lua” é a ausência de estrelas nas fotos feitas pelos astronautas das missões Appolo. Por exemplo na foto do astronauta ao lado da bandeira – Cernan with the US Flag and Earth – não aparecem estrelas no céu e por isso dizem que ela é falsa. Os seus “amigos” (risos) terrachatos, mas não apenas eles, usam tal argumento e também estranham o céu ser negro pois a luz solar ilumina a cena e portanto é dia na Lua. Gostaria de ler uma postagem sua sobre o tema. Agradeço antecipadamente. Abraços do seu fã.
A foto indicada (figura1) já foi analisada na postagem Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?
A figura 1 é a foto do comandante da missão Apollo 17, Eugene A. Cernan, obtida em 12 de dezembro de 1972 pelo astronauta Harrison J. “Jack” Schmitt. Apesar de todo o primeiro plano estar fortemente iluminado pelo luz solar o céu se apresenta negro (lembrando o céu noturno aqui na Terra), devido à ausência de atmosfera. A luz que vemos no céu diurno na Terra é consequente do espalhamento da luz solar pela atmosfera (vide mais em as Cores da lua cheia).
O argumento da “ausência de estrelas” nesta foto (tão ao gosto dos terraplanistas e outros negacionistas) e em muitas outras colhidas na Lua é extremamente ingênuo ou de deliberada má fé. A câmera fotográfica foi regulada para que a cena do primeiro plano, fortemente iluminada pela luz solar, tivesse a exposição adequada para uma boa imagem. A Terra que também tem parte da sua superfície muito iluminada pela luz solar foi registrada no plano de fundo. Caso a regulagem tivesse sido adequada para se fotografar as estrelas, todo o restante da imagem teria uma enorme superexposição, aparecendo “explodido” (esbranquiçado), semelhantemente ao que a figura 2 apresenta graças a uma edição da foto original na qual “estrelas” foram adicionadas.
Caso haja dúvidas sobre a possibilidade de fotografar estrelas em tal situação, fica o desafio para o negacionista: usando sua câmera fotográfica, registrar estrelas em uma noite de céu límpido juntamente com uma pessoa no primeiro plano da foto, iluminada adequadamente por uma fonte de luz artificial.
Mais sobre o tema em Os astronautas não viram estrelas?
Vide também o artigo A “farsa da Lua” e a óptica!
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Prezado Prof. Lang
Não seria o momento de a UFRGS / Instituto de Física criar um evento (congresso?) no qual cientistas e terraplanistas pudessem expor seus argumentos e debater? Colocá-los frente a frente. Acho que público não faltaria, de ambos os lados.
Outro evento interessante seria criacionismo (lembro que lá por 2001 um professor comentou que queriam implementar o ensino do criacionismo em escolas dos Estados Unidos; 20 anos depois e está chegando ao Brasil!) x teoria da evolução (talvez organização a cargo da Biologia…).
Ambos os temas foram abordados na UFSM em 2001: O Método Científico e Fronteiras do Conhecimento (Profs. Ronaldo Mota, Renato Zamora Flores (UFRGS), Lenira Sepel e Élgion Loreto), do qual resultou a publicação de um livro: https://www.cesma.com.br/loja/produto/220/
Não há diálogo possível com negacionistas que abandonaram a razão e assumiram delírios estapafúrdios.
Em ambos os casos a prevalência do irracionalismo é notória pois as “verdades reveladas” dos defensores do criacionismo e da Terra Plana (não é por acaso que todo o terra-chato também é criacionista da Terra Jovem!) não toleram as verdades baseadas em evidências.
Os “argumentos” dos terraplanistas são fraudes grotescas como demonstrado em

Duas fantasiosas explicações substituem a curvatura na mitológica Terra Plana!
Ótimo
Um fato interessante, e que maioria das pessoas e talvez vocês também não saibam é que a NASA não possui mais os originais gravados do homem na lua, eles gravaram tudo por cima e perderam o VHS original
é muito extranho perder essa gravação sendo ela o fato a mais importante da humanidade, e não terem feito uma copia se quer de backup.
A quantidade de desinformação que os terra-chatos absorvem nos canais dos exploradores e “pastores” da seita dos ignorantes que imaginam viver sobre uma pizza mitológica é enorme. Nenhum vídeo foi perdido de fato conforme está posto em Ex-estagiário da NASA vendeu fitas originais do pouso na Lua por US$ 1,82 milhão em leilão

Vide também The “Lost” Apollo 11 Tapes.
Há a coletânea dos diversos vídeos da missões Apollo: Apollo50th
Um vídeo de 3h, com todas as filmagens “perdidas” (risos), documentando a missão Apollo 11: Historic Apollo 11 Moonwalk Footage
Não tenho muita informação sobre as hilárias teorias de que a ida à Lua foi uma farsa, mas me intriga o tamanho da Terra vista da Lua – eu imaginava que ela apareceria bem maior, visto que a distância é a mesma e que a Terra é significativamente maior que a Lua.
Não?
A resposta ao questionamento encontras em Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?.
Já vi vídeos da farsa ..lâmpadas caindo no estúdio de gravação com os atornautas da NASA ..procurem no Google os vídeos,nunca acreditei nessa ida a lua com aquela nave pousada cheia de fita adesiva, parece feita de papel alumínio, e a própria NASA admite que as fotos que tem da terra são todas fotoshop,qual a real forma ninguém sabe, foi só aparecer o povo questionando pra eles falarem que não é totalmente redonda…eu hein,aí tem.
PS: não sou terraplanista,mas acho tudo muito estranho
Pior do que uma terra-chata é um terra-chata envergonhada, no armário!
O apelo à ignorância e o negacionismo explicitado em “própria NASA admite que as fotos que tem da terra são todas fotoshop” é insustentável.
E já que tocaste na forma da Terra vide A forma da Terra e as bolas da FIFA.
Vai dizer q a BLUE MARBLE de 2002 não é uma composição de imagens seu negacionista?
Só sendo globaloide mesmo pra crer na ida a lua kkkkkk.
Como pode os atornautas tirarem fotos apenas focadas nos atores e nenhuma foto das estrelas já q seriam deslumbrantemente mais visíveis da superfície lunar? Há tá os atornautas nem se quem lembram de ter visto estrelas. Piada pra globaloide rir. Pseudociência imaginaria pra criança mimada se deleitar. (Risos).
O kkkk sempre é a parte mais inteligente no comentário de um apedeuta negacionista.
A Blue Marble 2002 é, diferentemente de muitas outras fotos da Terra, uma composição de é 10 mil imagens parciais da Terra.
Mais em Fotos sobre o formato da Terra: são elas necessárias para o conhecimento sobre a forma do planeta?

Abaixo uma das 35 fotos da Terra feitas em 1969 por uma sonda soviética, portanto antes das Blue Marble.
A Nasa faz o sujeito acreditar em qualquer coisa
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/08/nasa-registra-passagem-da-lua-em-frente-terra-veja-video.html
Terra-chato sempre refere crença e nunca conhecimento.
Relação entre os diâmetros da Terra e da Lua em uma foto da DSCOVR prova que a foto é falsa! Será mesmo?
