X

Aumento da pressão arterial: não compreendo utilizando a Equação de Bernoulli!

Boa noite professor Lang.

Quando puder, poderia me esclarecer uma duvida? Pela de equação de Bernoulli, se a velocidade de um fluido aumenta a pressão diminui, certo. Mas por outro lado, se um pessoa consome muita gordura diminuindo a área interna de uma artéria sua pressão vai aumentar. Não consigo entender essa relação. Se puder ajudar, ficaria muito grato.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

É importante sempre se ter em mente as limitações das equações que usamos em Física (ou em qualquer ciência).

A Equação de Bernoulli – para fluidos de Daniel Bernoulli; existem muitas contribuições de diversos membros da família Bernoulli à Física e à Matemática – é válida para um fluido ideal, NÃO VISCOSO, escoando em REGIME ESTACIONÁRIO laminar, não turbulento, … . Ou seja, a Eq. de Bernoulli NÃO se aplica em muitas situações onde, por exemplo, a VISCOSIDADE não pode ser desprezada ou o escoamento se dá em regime não estacionário, ou … .

A Eq. de Bernoulli, aplicada a um duto onde escoa um fluido, implica que somente acontecem variações de pressão ao longo de uma linha de corrente se houver mudanças na velocidade do fluido e/ou mudanças de  posição do fluido no campo gravitacional.

Portanto sobre uma linha de corrente em um duto horizontal, sempre com a mesma seção transversal, a pressão é constante de acordo com a Eq. de Bernoulli.

Ora, se o fluido for viscoso (e qualquer fluido real o é), escoando em um duto horizontal, sempre com a mesma seção transversal,  a pressão NÃO será constante, diminuindo a pressão ao longo de uma linha de corrente no sentido do movimento do fluido.

O sangue que flui pelas artérias apresenta VISCOSIDADE, sofrendo oposição ao seu movimento pelas paredes das artérias. Estreitamento das artérias aumentam esta oposição, determinando  que a pressão arterial se eleve para manter o fluxo sanguíneo em vazão compatível com as necessidades do organismo.

Ou seja, não podes entender o comportamento do sangue que flui pelas artérias (ou pelos vasos venosos) apenas armado teoricamente com a Eq. de Bernoulli. Uma Mecânica de Fluidos muito mais complexa do que a descrita pela Eq. de Bernoulli está envolvida.

Outra situação não inteligível apenas a partir da Eq. de Bernoulli se encontra em Jato d´água da mangueira .

Vide também Hidrodinâmica em Física Médica .

“Docendo discimus.” (Sêneca)

_____________________________________

Comentário do médico e literato (membro da Academia Riograndense de Letras) Franklin Cunha

Meu ínclito amigo

Na rede vascular humana , nas áreas nobres: cérebro, coração, rins, pulmão, parece que  “NATUREZA” (?) dá preferência a elas quanto ao aporte sanguíneo, isto é de oxigênio, água, sais, proteinas e de outros elementos cruciais para o funcionamento daqueles setores do corpo.

Assim, quando os vasos diminuem sua luz – caso dos idosos – a pressão sanguínea aumenta para suprir os ditos segmentos com mesma quantidade de sangue. Este aumento tensional é, não rara vez, interpretado como patológico e reflexamente são prescritos anti-hipentensivos, diuréticos (na realidade, são natriuréticos,pois eliminam sal pelos rins e secundariamente água. O único diurético que se conhece é a água). Sucede que a diminuilção da tensão arterial, faz diminuir o aporte dos elementos citados, principalmente o O2 ao cérebro, o que ocasionará , em primeira instância, tonturas e vertigens no indigitado paciente e outras sequelas posteriores  nos demais orgãos vitais. Nesses casos , sempre sugeria às minhas pacientes idosas que  tomassem uma medida urgente: isto é, que procurrassem um esculápio que entendesse de dinâmica circulatória do ser humano. E que avisasse suas amigas idosas do chá das cinco que fugissem do profissional que perturba com medicamentos a sadia compénsação tensional que a “natureza ”  se esforça para proteger os orgãos vitais do ” cerumano”.

E que Bernoulli descanse em paz !!!.

E peço, a meu sapiente amigo, que aceite meu afetuoso abraço sabático.

De seu atento aluno

Franklin Cunha

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2950.


2 comentários em “Aumento da pressão arterial: não compreendo utilizando a Equação de Bernoulli!

  1. Pedro disse:

    Boa tarde!
    Lendo a pergunta e a resposta, ainda tive dúvidas. Gostaria que me ajudassem a interpretar. Entendo que o principio de Bernoulli na fisiologia vascular poderia ser assim, por exemplo: em determinada arteríola, o sangue flui exercendo uma pressão x sobre a parede dessa arteríola. Caso essa arteríola tenha vasoconstrição por ação adrenérgica, haverá redução do diâmetro, aumento da velocidade e redução da pressão somente no interior desse vaso contraído, já que que o aumento da velocidade (pelo principio de Bernoulli) leva a uma redução da pressão que esse sangue faz somente nesse vaso. Mas como sangue ficará com maior dificuldade de passar da artéria para as arteríolas, devido a constrição, haverá aumento da pressão arterial nas artérias que antecedem às arteríolas contraídas. Está certo meu raciocínio?

    • Fernando Lang disse:

      Conforme discutido na postagem há que se considerar as resistências devido à viscosidade. E quando tal ocorre a Equação de Bernoulli (ou Teorema de Bernoulli – vide a discussão sobre Lei ou Princípio) está fora do seu domínio de validade e, portanto, não pode ser usada.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *