X

Demonstrando no ralo vórtices com sentidos opostos nos dois hemisférios: FRAUDE!

Prof. Lang

O vídeo indicado é muito convincente sobre o giro da água que escoa pelo ralo depender se o escoadouro se encontra no hemisfério norte ou sul.

http://www.youtube.com/watch?v=Pb69HENUZs8

Eu acredito que há um truque para se obter o efeito pois o senhor afirmou que o efeito é um mito em mais de post no facebook.

Onde está o truque? Talvez na forma do escoadouro?

Antecipo o agradecimento pela sua resposta.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um colega havia me indicado este vídeo, chamando-me atenção de que ele é muito convincente no sentido de corroborar a ideia de que o sentido dos vórtices que se produzem quando a água escoa por um ralo depende do hemisfério.

Como já discuti ao responder e comentar outras questões relativas a tal efeito, em 1962, na Universidade de Boston, o físico Shapiro realizou experimentos bem controlados refutando que em ralos de pia se estabeleça um vórtice sempre no mesmo sentido (antihorário no hemisfério norte ou horário no hemisfério sul) e que tal tenha a ver com a rotação da Terra devido a força inercial de Coriolis. Efeitos que decorrem de fato da força inercial de Coriolis existem (vórtices atmosféricos, mudança do plano de oscilação do pêndulo de Foucault, desvio de projéteis de longo alcance, …), estando tratados nos seguintes endereços:

Redemoinho no ralo da pia

Rotação da terra – Ar jogado do oeste para leste? 

Em que sentido a água desce no ralo no Brasil?

Desvio de projéteis pela força de Coriolis 

Ovo equilibrado por Coriolis 

Vórtices atmosféricos nos dois sentidos? 

Antes de apontar como foi obtido o efeito que vemos no vídeo destaco que a componente horizontal da força de Coriolis sobre a água que escoa em direção ao ralo no equador é rigorosamente inexistente. Alguns metros do equador esta força é microscópica, incapaz de produzir vórtices inclusive em massas atmosféricas. Os vórtices atmosféricos, que são acionados pela componente horizontal da força de Coriolis, não se produzem em latitudes próximas ao equador da Terra.

Usualmente o que decide os vórtices em ralos de pia é a quantidade de movimento angular residual na água antes da abertura do ralo como inequivocamente demonstrou Shapiro em 1962. A forma do escoadouro e do recipiente também podem influenciar. Mais detalhes sobre os experimentos de Shapiro podem ser encontrados em nosso artigo Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia.

No caso do vídeo é a maneira de encher o recipiente que decide o vórtice!

A imagem abaixo mostra que ao despejar a água do balde o vórtice é induzido em sentido anti-horário para a demonstração no hemisfério sul.

ralo1

A segunda imagem  mostra que ao despejar a água do balde o vórtice é induzido em sentido horário para a demonstração no hemisfério norte.

ralo2

O mais difícil é produzir o esvaziamento do recipiente sem vorticidade. Para tal a água é derramada com cuidado para não induzir vórtices e, adicionalmente, o sujeito espera um tempo longo (comparado com a espera das demonstrações anteriores) antes de abrir o vertedouro.

ralo3

O mais interessante desse vídeo é que as duas demonstrações onde aparecem os vórtices, apresentam vórtices em SENTIDOS CONTRÁRIOS ao  previsto pela teoria que os atribui à força inercial de Coriolis. Se um vórtice fosse produzido pela força de Coriolis nestes casos, eles seriam em sentido horário para o hemisfério sul e em sentido anti-horário para o hemisfério norte.

Ou seja, as demonstrações provam indubitavelmente que os vórtices observados nada tem a ver com o sentido de rotação da Terra!

Posteriormente a esta postagem apareceram  novos vídeos NÃO fraudulentos, inspirados nos experimentos que Shapiro em 1962 realizou, produzidos pelo Veritasium e Smarter Every Day e que ensejaram a postagem Mais uma vez o vórtice de Coriolis no ralo piaAssim como Shapiro havia conseguido obter em situação muito controlada no esvaziamento de um tanque, e depois de muitos minutos, um vórtice de Coriolis, os vídeos supracitados documentam o mesmo efeito nos dois hemisférios em sentidos opostos.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3961.


4 comentários em “Demonstrando no ralo vórtices com sentidos opostos nos dois hemisférios: FRAUDE!

  1. Leopoldo Rota disse:

    Muito bom os comentários feitos pelo prof. Fernando.
    Gostaria de contribuir lembrando que, a força de Corilis, é aplicável para movimento de escala espacial e temporal comparáveis ao, raio Rossby de deformação e ao Período Inercial , .
    Se o movimento em questão possui escala espacial maior que o raio de rossby será influenciado pela força de Coriolis (da ordem de quilômetros) e se possuir escala temporal maior que o periodo inercial (maior que 24h) também será influenciado por Corilis.
    Conclui-se que o efeito de rotação em uma pia não pode ser explicado pela força de Coriolis.

  2. Eliezer Cavalcante disse:

    Eu evidenciei esse fato no município de Santana do Amapá!
    Será que o experimento foi fraudado?

  3. MARIO FERNANDO PEREIRA disse:

    O professor tem sua vocação didática e paciência testadas a cada pergunta sobre Coriolis, mas é realmente um assunto que desperta fascínio, parabéns professor Lang pelo cuidado nas minúcias do assunto.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *