Vórtices atmosféricos nos dois sentidos?
24 de julho, 2013 às 18:06 | Postado em Forças inerciais, Mecânica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Vi o gráfico acima na Globo mostrando o porquê do poderio desta frente fria e, nele, havia circulação de ar no sentido horário e outra no anti-horário, mesmo que ambas totalmente em nosso hemisfério: foi um erro, não? Pode haver vórtices nos dois sentidos?
Um ciclone é um vórtice que no nosso hemisfério gira em sentido horário. O centro ciclone é uma região de baixa pressão e, portanto, o ar flui para lá.
Um anticiclone é um vórtice que no nosso hemisfério gira em sentido anti-horário. O seu centro tem uma região de ar à pressão maior do que o entorno e, portanto, o ar flui para fora do centro.
Portanto há vórtices atmosféricos em ambos os sentidos em cada um dos dois hemisférios!
Objetos em movimento horizontal na superfície da Terra, no hemisfério sul (norte), sofrem uma deflexão do seu movimento para a esquerda (direita) em relação a um sistema orientado no sentido no movimento. A deflexão é causada pela componente horizontal da força inercial de Coriolis.
Nota-se que no caso do vórtice A da figura – classificado como anticiclone por ter no centro uma região de alta pressão – o sentido do movimento do ar é afastando-se do centro A mas, devido à força de Coriolis, há uma deflexão para a esquerda do movimento centrífugo, causando a rotação anti-horária indicada.
O vórtice B – classificado como ciclone por ter no centro uma região de baixa pressão – o sentido movimento do ar é aproximando-se do centro B mas, devido à força de Coriolis, há uma deflexão para a esquerda do movimento centrípeto, causando a rotação horária indicada.
Desta forma a deflexão para a esquerda é responsável pelos dois vórtices.
Postagens sobre temas correlatos a esse e à força inercial de Coriolis: Força de Coriolis
Sobre o delírio dos fundamentalistas da mítica Terra Plana: Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones girarem em sentidos opostos (resposta a um terraplanista)
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2749.
Na descrição da imagem é dito que o vórtice B, um ciclone, está girando para a esquerda, sentido anti-horário. Me parece que é ao contrário. Está girando para a direita, sentido horário.
De fato estava errado e agora foi corrigido. Grato!
Então os movimentos dos ciclones e anticiclones seriam aparentes ou reais?
Se os podemos perceber e até medir suas características, são reais.
O Atrito de dois ou mais sentidos de ventos no hemisfério sul, com deflexão para a esquerda, que sai dos Anti-Ciclones e, em seguida, vai de encontro ao Ciclone, é o que o faz girar no sentido Horário? (Baixa Pressão)
A causa da deflexão é sempre a força inercial de Coriolis. Vide Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones girarem em sentidos opostos.