Você acredita na Santíssima Trindade?
14 de fevereiro, 2012 às 18:56 | Postado em História da Ciência, Outros temas
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Não se esqueça de ler Mateus 28.19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com
A santíssima trindade não existia na bíblia até cerca do quarto século depois de Cristo. Ela foi “enxertada” na bíblia em um concílio; portanto se tomarmos as bíblias antigas como critério, ela não passa de mais um mito religioso e no qual os antigos cristãos não acreditavam e sequer haviam ouvido falar. No século XVII ainda havia entre os cristãos resistência à adoção de mais este mito ininteligível por qualquer ser racional. Os cristãos se dividiam então em “unitaristas” (crentes no deus uno) e “trinitaristas” (crentes no deus 3 em 1). Um importante cristão “unitarista” foi grande físico Isaac Newton (também um estudioso da alquimia e da história do cristianismo). Ele escondeu o seu “unitarismo” e somente na década de trinta do século XX foram encontrados escritos do grande físico professando o “unitarismo”; teve que escondê-lo pois na Inglaterra a igreja anglicana (que é uma divergência da católica romana) rezava pela cartilha “trinatarista” e, como é bem sabido, o rei da Inglaterra era a autoridade máxima dos “trinitaristas” anglicanos.
Para a igreja católica romana o “trinitarismo” é um dogma e sequer tem sentido se perguntar a um verdadeiro católico se acredita ou não pois dogmas não se discutem racionalmente. Apenas se aceita ou não: caso uma pessoa não o aceite, de fato não merece ser chamado de católico. E isto de uma certa forma vale para muitas seitas cristãs da atualidade.
A pergunta foi feita certamente por quem acredita na santíssima trindade pois do contrário não citaria Mateus ou qualquer outro trecho do livro sagrado e, salvo melhor juízo, esta pessoa somente está disposta a ouvir respostas positivas. Deixo aqui estas informações para tentar ponderar minimamente sobre tal crença; estas informações não se constituem em “verdades reveladas” mas são fruto de pesquisa histórica (e podem facilmente ser escrutinadas por qualquer pessoa que se disponha a tanto). Como já disse um importante pensador, quem aceita “verdades reveladas” está preparado para aceitar qualquer coisa, inclusive crer em minotauros, fadas, bruxas, anjos, papais noéis ou qualquer outra das tantas entidades míticas que proliferam no imaginário da humanidade.
Para uma rápida informação sobre o UNITARISMO acessar Unitarismo .
Um imperdível conto do Marques de Sade a propósito da Santíssima Trindade: A Santíssima Trindade por Marquês de Sade
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1566.
Unitarismo existe há muito tempo não se crer somente em Deus todo poderoso, mas se acredita que Jesus é inferior ao Pai e será um governante aqui na terra como deveria ter sido o primeiro Adão. Se isso não for uma interpretação errônea deles certamente estão entrando pelo caminho da heresia.