Visibilidade dos planetas e as fases de Vênus.
21 de novembro, 2020 às 11:06 | Postado em Astronomia, Cosmologia, História da Ciência, Óptica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Como é possível ver planetas no céu noturno se eles não geram sua própria luz?
Porque os planetas possuem albedo, isto é, refletem parcialmente e de forma difusa a luz solar. Se a face iluminada de um planeta estiver orientada total e ou parcialmente para a Terra, poderemos observar tal planeta.
Planetas também podem apresentar fases assim como a Lua. A observação das fases de Vênus por Galileu com seu telescópio nas primeiras décadas do século XVII foi importante para que o sistema heliocêntrico copernicano superasse o sistema geocêntrico ptolomaico.
Ambos os sistemas geocêntrico e heliocêntrico previam fases para Vênus mas as previsões eram diferentes. O sistema geocêntrico predizia que apenas uma parcela da superfície de Vênus se apresentasse iluminada quando o planeta fosse observado da Terra. Já o sistema heliocêntrico previa fases semelhantes às da Lua, embora com grandes variações no tamanho aparente pois a fase cheia aconteceria quando Vênus está mais distante da Terra. A Figura 1 representa esquematicamente as previsões.
É importante destacar que as fases de Vênus somente são observáveis com telescópio pois a olho nu o tamanho aparente de Vênus sempre é muito pequeno para que a visão humana as perceba.
Quando Galileu mirou seu telescópio em Vênus (e outros planetas), conseguiu perceber fases em acordo com a previsão derivada do sistema heliocêntrico. A Figura 2 apresenta os desenhos galileanos encontrados em sua obra de 1623, Il Saggiatore (em português O Ensaiador).
A observação das fases de Vênus por Galileu historicamente se constituíram em uma das importantes evidências favoráveis a concepção heliocêntrica. O vídeo A Mensagem da Estrelas trata também dessas observações aos 32min.
Mais sobre a visibilidade dos planetas a olho nu: Por que planetas não cintilam?
“Docendo discimus.” (Sêneca)