X

Verificando para o G1/Fato ou Fake: Cabras que violam a gravidade

Aqui é Roney Domingos, repórter do g1/ Fato ou Fake. Estou verificando esse vídeo – Cabras que não sabem o que é Física – que mostra animais caminhando em um tronco vertical (ou quase).

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Fiz uma pesquisa que identificou diversos vídeos semelhantes, alguns de 2020. Então a busca por visualizações com uma suposta situação física impossível usando este vídeo já aconteceu muitas vezes nos últimos anos.

Para se entender que o vídeo coloca, no caso de o tronco da árvore ser quase vertical, uma situação impossível, observemos a figura 1. Ela  é a edição de um quadro, indicando aproximadamente o centro de gravidade da cabra (em vermelho) e a direção vertical (direção que um fio de prumo ali mostraria).

Para que a cabra se mantivesse em equilíbrio sobre o tronco, a linha azul que parte do centro de gravidade do animal deveria interceptar o tronco da árvore em um ponto acima das patas dianteiras da cabra. Isto notoriamente não ocorre na figura 1 pois a linha azul interceptaria o tronco da árvore em um ponto muito abaixo das patas dianteiras. Portanto o vídeo mostra uma impossibilidade física.

A figura 2 é um quadro do vídeo com duas cabras e em destaque dois troncos de árvore escondidos pela vegetação. Os dois troncos indicam que o vídeo foi realizado propositalmente com a câmera inclinada de modo a forçar a situação impossível já discutida na figura 1.

A figura 3 é o quadro da figura 2 rotacionado de forma a colocar os dois troncos em destaque no prumo.  Também estão indicados, aproximadamente, o centro de gravidade dos animais e a linha de prumo (vertical) que agora intercepta o tronco de apoio acima das patas dianteiras. Desta forma a condição de equilíbrio para cada cabra está satisfeita.

Fica assim demonstrado que o vídeo foi propositalmente realizado com a câmera inclinada, resultando assim em uma aparente violação das condições de equilíbrio pelas cabras.

Matéria do G1/Fato ou Fake:  Vídeo mostra cabras descendo de árvore na vertical

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *