X

Vaporização da água no vácuo

Numa situação de laboratório como se comporta a água sólida ou líquida em um continente com vácuo?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

Se em um recipiente evacuado se introduzir água líquida ou sólida ocorrerá a vaporização da água e a pressão no recipiente se elevará. O processo de vaporização cessará quando houver a saturação do vapor de água dentro do recipiente. Ou seja, a fase líquida ou sólida lá dentro conviverá em equilíbrio com o vapor de água se a temperatura do conteúdo do recipiente for mantida constante. A pressão de equilíbrio do vapor com a fase sólida ou líquida é denominada pressão de vapor saturado sendo dada pela Lei de Clausius-Clapeyron representada na figura 1.

Sobre a possibilidade da água no estado sólido (gelo) vaporizar vide a postagem: É verdade que gelo vaporiza?

Outras postagens relacionadas com o tema da pressão de vapor da água: Água.

O tema da vaporização deixa muito a desejar em textos de Física Geral conforme destacado no artigo publicado na Física na Escola: Um tema negligenciado em textos de Física Geral: a vaporização da água.

Réplica do perguntante: Boa noite professor. Agradeço pelo esclarecimento.
Entendi o fenômeno. Porém necessito refletir acerca do gráfico e compreender o “ponto crítico”.
Se puder me esclarecer este último ficaria muito grato.

Nova resposta ao perguntante: Em temperaturas superiores à temperatura crítica a substância não pode mais ser liquefeita por aumentar a pressão. No caso particular da água, acima dessa temperatura indicada no gráfico a água é GÁS. Até a temperatura crítica a água é VAPOR se a pressão for menor do que aquela dada no gráfico. Se for maior, será líquida ou sólida dependendo da temperatura. Vide mais Ponto crítico.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 


9 comentários em “Vaporização da água no vácuo

  1. Paulo Faria Bonat disse:

    Boa noite professor. Agradeço pelo esclarecimento.
    Entendi o fenômeno. Porém necessito refletir acerca do gráfico e compreender o “ponto crítico”.
    Se puder me esclarecer este último ficaria muito grato.

    • Fernando Lang disse:

      Em temperaturas superiores à temperatura crítica a substância não pode mais ser liquefeita por aumentar a pressão. No caso particular da água, acima dessa temperatura indicada no gráfico a água é GÁS. Até a temperatura crítica a água é VAPOR se a pressão for menor do que aquela dada no gráfico. Se for maior, será líquida ou sólida dependo da temperatura. Vide mais Ponto crítico.

  2. Augusto Viano disse:

    Professor, alguma relação entre pressão de vapor saturado, ponto de orvalho e ponto de ebulição?

  3. Augusto Viano disse:

    Professor, porque a humildade do ar não condensa nos cilindros dos compressores ao ser comprimido o ar?Dado que podemos liquefazer o vapor de água existente no ar comprimindo ou resfriando o ar.

  4. Augusto Viano disse:

    Obrigado Professor. Mais uma dúvida, em torres de resfriamento ou condensadores evaporativos, é comum ou regra geral ter ventiladores. Queria saber se os mesmos servem para borrifar água e diminuir a temperatura ou servem para aumentar a área de evaporação da água e com isso diminuir a temperatura?

    • Fernando Lang disse:

      Não sei se são utilizados como borrifadores de água. Correntes de ar sobre as partes aquecidas forçam que o ar quente seja trocado por ar em temperatura mais baixa, favorecendo assim as trocas térmicas por convecção.

  5. Augusto Viano disse:

    Muito Obrigado, Professor

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *