X

Tubos em ondas

Eu pesquisei pesquisei mas não achei, então eu queria saber: como surgem os tubos nas ondas do mar?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

As ondas marítimas, próximas da região de rebentação (surf) tem a sua rapidez (valor da velocidade) de propagação dependente da espessura da lâmina de água  na qual a elas se propagam. Vide a seção II de Propagação das ondas marítimas e dos tsunami.

A rebentação ocorre devido ao fato de que o leito do mar não é horizontal mas inclinado, às vezes apresentando um desnível abrupto com mudança rápida na espessura da lâmina de água. A figura representa de forma esquemática uma onda transitando em uma região com esta característica.

onda

Conforme a onda se propaga em uma lâmina de água menos espessa a rapidez da sua propação reduz-se e a amplitude (desnível entre a crista da onda  e o nível da água não perturbada) aumenta por razões discutidas no texto referido anteriormente.

Devido a efeitos não lineares, nas proximidades da região de rebentação, acontece que a crista da onda acaba por avançar em relação às regiões inferiores da massa de água (a velocidade de propagação na crista é maior do que abaixo). Este avanço, representado na parte final direita da figura faz com que a onda rebente ou quebre, podendo em consequência das dimensões características da onda e da forma do leito do oceano, determinar a formação de tubos.

Outras postagens sobre ondas marítimas: Ondas de gravidade.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1303.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *