X

Transformando a câmara fotográfica do celular em “microscópio caseiro”

O Luiz Fernando Cambraia cursa Física na UNISINOS. Anteriormente já se inspirou em uma postagem do CREF para repetir e aperfeiçoar um experimento aqui proposto.

Naquela vez a sua inspiração foi Medindo, 5 dias depois do voo, a pressão na cabine do avião! e originou a postagem Refazendo a medida da pressão na cabine do avião, agora 8 dias após o voo!

Desta vez o Luiz Fernando Cambraia ficou instigado com a possibilidade de transformar a câmara fotográfica do seu aparelho celular em um “microscópio caseiro” conforme a postagem Microscópio caseiro com gota de água e laser: amplificação de 1000 vezes é possível? indicou.

Mais sobre o tema encontra-se no artigo Macrofotografia com um tablet: aplicações ao ensino de ciências publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física.

 

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Transformando a câmara fotográfica do celular em “microscópio caseiro”

Luiz Fernando Cambraia

 O fato da gotícula de água ter uso como lente, uma centena de vezes mais vergente do que uma lupa, foi discutido em Microscópio caseiro com gota de água e laser: amplificação de 1000 vezes é possível?.

Naquela postagem o professor Fernando Lang da Silveira mostrou que pingando uma pequena gota de água sobre a lente da objetiva da câmara fotográfica do aparelho celular, conseguiu uma nova objetiva com vergência muito maior (ou com distância focal muito menor) do que a original do aparelho. Ele utilizando um fio de cabelo, conseguiu fazê-lo parecer uma “corda” dada imagem amplificada que se pode ver abaixo.

fiocabelo

Sendo eu muito curioso, além de inicialmente fazer uma foto de um fio de cabelo usando o procedimento que o professor Lang indicou, passei a fazer outras macrofotografias de diversos objetos. Aproximando os diversos objetos a serem observados por esse “microscópio caseiro” a apenas alguns milímetros da objetiva, consegui registrar diversas imagens que julguei interessantes e surpreendentes.

O papel milimetrado serviu de um bom parâmetro de comparação entre uma simples foto pela câmera do celular, e na segunda foto, com a gotícula de água, a área de 1mm² ampliada.

cam_mic1

As duas imagens que seguem foram obtidas fotografando-se a ponta de um lápis BiC HB nº2 e a ponteira de uma caneta esferográfica. A razão de a caneta ter a designação de esferográfica fica evidente na foto da sua ponteira.

cam_mic2

Na próxima imagem vê-se o tecido de um chapéu.

cam_mic3

Nas duas últimas fotos grãos de sal refinado e açúcar cristal foram depositados sobre a parte plana de uma taça de vinho. A transparência do vidro sobre o qual os grãos estavam depositados garantiu boas fotos.

cam_mic4

Esta postagem é complementada por outra: Usando uma gota de água para produzir macro fotografias

Vale conferir The Community Microscope Kit

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3881.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *