Transferência de cargas em corrente alternada
17 de outubro, 2015 às 17:04 | Postado em Corrente contínua e alternada, Eletricidade
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Boa tarde, professor Estou com a seguinte dúvida: Como ocorre a transferência de Cargas em corrente alternada? Num circuito CC, essa transferência de cargas dá-se ao aplicar uma diferença de potencial a um meio condutor (o que cria um campo elétrico no meio). Esse campo gera uma força elétrica, a qual age sobre os elétrons (supondo um condutor metálico) e, consequentemente, há um fluxo de corrente em sentido oposto ao campo. Em corrente alternada, as cargas fluem ora num sentido, ora em outro. Desse modo, não há deslocamento líquido de cargas (como ocorre em CC). Na análise de circuitos CA, para efeito de simplificação, utiliza-se o artifício de corrente e tensão RMS, mas e em nível microscópio como é feita essa análise? Se possível, me indique também alguma bibliografia a respeito. Desde já, agradeço pela atenção! Atenciosamente, Walber
De fato o deslocamento MÉDIO das cargas livres em um ciclo de corrente alternada (CA) é nulo e, portanto, não há transferência de carga.
É relevante destacar que apesar de não haver em média o deslocamento das cargas, há transferência de ENERGIA em circuitos elétricos CA. O meio condutor é importante para acontecer tal transferência e mesmo em circuitos de corrente contínua, onde as cargas livres possuem um movimento de deriva, a rapidez com a qual elas se movem é muitas ordens de grandeza inferior à rapidez com a qual a energia flui no circuito.
Vide mais sobre o tema em
Corrente alternada: trabalho sobre as cargas que vão para frente e para trás.
Como se dá a alternância de sentido do fluxo de elétrons em um condutor na CA?
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 602.