X

Torque e energia

Eu sempre soube que o torque não era uma força, até porque sua unidade está em N.m. Porém N.m não é, na verdade, um joule? Qual a diferença entre o torque e a energia? Seria o torque uma manifestação de energia?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A dimensão de trabalho e torque é a mesma, isto é, ambas as grandezas tem a mesma unidade de medida, qual seja [Torque] = [Trabalho] = N.m (no SI).

No entanto torque e trabalho são grandezas incomensuráveis (não comparáveis) pois conceitualmente a unidade de medida METRO no torque vem de um vetor posição e no trabalho vem de um vetor deslocamento (variação da posição). Adicionalmente trabalho é escalar e torque é vetor. Torque é, por definição, o produto VETORIAL da posição do ponto de aplicação de uma força pela força; trabalho é, por definição, o produto ESCALAR de uma força pelo deslocamento do ponto aplicação da força.

Torque surge no contexto da Estática mas aparece também na Dinâmica. O conceito de trabalho é estritamente dinâmico; na Estática, como não existem deslocamentos, não tem sentido falar em trabalho (exceto trabalhos virtuais).

É uma mera questão de conveniência não usar JOULE para medir torque. Na verdade é uma precaução a bem da clareza conceitual de que torque NÃO pode ser confundido com trabalho ou energia.

Existem outras grandezas para as quais se toma a mesma precaução a fim de evitar confusões. É o caso por exemplo da unidade de medida da potência resistiva, que sendo dado por VOLT vezes AMPÈRE é denominado WATT, e da potência reativa, que também é  VOLT vezes AMPÈRE mas que convencionou-se chamar de VOLTAMPÈRE.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4028.


3 comentários em “Torque e energia

  1. Adriano Gomes disse:

    Então por que quando calculamos a energia potencial de um dipolo, usamos a expressão

    U = – W = – ∫ τ.dθ ?

    • Fernando Lang disse:

      Porque o produto τ.dθ é um diferencial de trabalho associado ao torque. Temos que integrar este produto para chegar à variação da energia eletrostática de um dipolo elétrico que muda de orientação em um campo elétrico externo.

  2. Vilmar disse:

    Muito bom

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *