Termodinâmica no CV-2026 da UFRGS
1 de dezembro, 2025 às 11:05 | Postado em Questões do ENEM, vestibulares, concursos, Termologia, termodinâmica
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGSOlá, pessoal do CREF!
Na questão 22 da prova do vestibular da UFRGS, que ocorreu no dia 30 de novembro de 2025, a banca indicou como gabarito a alternativa A, indicando que a seguinte afirmação está correta:
“A Segunda Lei da Termodinâmica proíbe a existência de qualquer processo que converta integralmente calor em trabalho útil, sem que haja outras transformações ou transferências de energia.”
Entretanto, se essa afirmativa está correta, então uma expansão isotérmica, que converte toda a energia na forma de calor recebida pelo sistema em trabalho violaria a Segunda Lei da Termodinâmica!
Por favor, vocês poderiam conferir se essa afirmativa está realmente correta!
Tens razão!
Em uma transformação isotérmica com gás ideal toda energia recebida pelo sistema através do processo de calor é convertida em trabalho e isso não viola a Segunda Lei da Termodinâmica.
Há também transformações politrópicas com gases resultando mais trabalho do que a energia recebida como calor. E até existe uma transformação em que o sistema realiza trabalho sem receber energia pelo processo de calor: a expansão adiabática reversível.
Em todos esses casos o excedente de trabalho acontece graças a uma diminuição da energia interna do sistema, sem violação da Segunda Lei da Termodinâmica.
O enunciado estaria correto na seguinte formulação:
“A Segunda Lei da Termodinâmica proíbe a existência de qualquer processo cíclico que converta integralmente calor em trabalho útil.”
“Docendo discimus.” (Sêneca)


Eu acredito que o autor da questão foi, no fundo, infeliz na escolha de termos, e o “qualquer processo” que foi escrito no automático acabou tornando a afirmativa falsa.
Torço pela mudança de gabarito. Questões de um vestibular importante como o da UFRGS são um respaldo importante para o que se fala em sala de aula a nível de ensino médio, e quando os gabaritos oficiais discordam dos livros texto a vida do professor bem preparado se torna mais difícil. Também a formação dos novos professores, que eventualmente tomam as questões como referência, sai prejudicada.
Aproveito pra elogiar o importante papel do CREF em dar esse respaldo para nós professores nesse tipo de discussão.
De fato, ao ler afirmativa I, percebi que muito provavelmente a banca teria esquecido de restringir para transformações cíclicas (fechadas).
Imaginei que eles realmente fossem da afirmativa 1 como verdadeira e de fato assim eu fizeram.
Ao meu ver foi apenas um pequeno descuido da banca.
De fato o caso do processo ISOTÉRMICO aberto já deixa muito claro que a afirmativa 1 é falsa.
FICAMOS NA TORCIDA PARA QUE A COMISSÃO ALTERE O GABARITO DA QUESTÃO.
Excelente explicação do CFEF como de costume.
Parabéns ao prof. Fernando Lang !