Tempo de reação e frenagem de automóveis
24 de janeiro, 2018 às 11:10 | Postado em Cinemática
Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/Caro Lang
Em laboratórios de ensino de Física costuma-se fazer experimentos sobre tempo de reação de humanos (nossos alunos!). É usual se encontrar tempos de reação de 0,2 s a 0,4 s. Encontrei na internet informações que são consistentes com tais tempos de nossos alunos
Os problemas de cinemática sobre distâncias de frenagem de automóveis tomam em consideração tais tempos mas me parece que tais tempos subestimam o que de fato acontece com motoristas freando. Gostaria da tua opinião pois o CREF é uma referência para nós professores. Abraços
A resposta ao teu questionamento se encontra em nosso artigo, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física: UM INTERESSANTE E EDUCATIVO PROBLEMA DE CINEMÁTICA ELEMENTAR APLICADA AO TRÂNSITO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – A DIFERENÇA ENTRE 60 KM/H E 65 KM/H.
O artigo trata de um instrutivo vídeo produzido na Austrália pelo Monash University Accident Research Centre (Centro de Pesquisa de Acidentes da Universidade Monash), instituição dedicada à pesquisa e à prevenção de acidentes com veículos automotores. O vídeo, que explicitamente alerta para o perigo do excesso de velocidade no trânsito, com tradução de áudio para o português, é encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=OeDgcTOOYdo.
Transcrevo especificamente a parte do nosso artigo que trata do tempo de pré-frenagem que não pode ser reduzido, como fazem os conhecidos problemas de cinemática, ao tempo de reação do motorista.
Este problema se presta a uma profícua reflexão, contextualizada em uma situação verossímil, e, portanto, potencialmente atraente aos alunos, ensejando, para começar, a explicação para o intervalo de tempo de pré-frenagem de cerca de 1 s. Tal se deve ao bem conhecido tempo de reação do condutor (0,2 a 0,4 s), acrescido do tempo de transferência do pé (0,2 a 0,3 s) em direção ao pedal do freio e do tempo de resposta e de pressurização (0,3 a 0,4 s) para que o sistema hidráulico que aciona os freios efetivamente atue nas rodas (Bosch, 2005). De fato, 1 s é um intervalo de tempo razoável para o início da frenagem, mas em algumas situações, dependendo do estado de atenção do motorista e da integridade do seu sistema perceptivo e de reação, poderá ser maior (Artmanov et al., 1976).
Portanto o tempo de reação do motorista subestima o tempo que realmente interessa que é o tempo de pré-frenagem.
Bibliografia
Artmonov, M.D., Ilarionov, V. A. e Morin, N. M. Motor vehicles. Moscou: MIR, 1976.
Bosch, R. Manual de tecnologia automotiva. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
Vide também Repositório Digital – Física e Educação para o Trânsito
“Docendo discimus.” (Sêneca)
Um produto educacional bem completo sobre Física e Educação para o Trânsito:
http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/pe_Goulart/index2.htm