X

Sobre cursar Física ou Química

Já perguntei para algumas pessoas e elas não souberam me ajudar. Eu estou em dúvida sobre fazer Química ou Física. Eu vou entrar em Química Licenciatura, mas quero fazer pós-graduação. Sempre que vou ler algo sobre ciência na internet, relacionado a Física ou Química, não ouço falar em Química, só em Física e físicos. O bóson de Higgs, por exemplo, é um grande assunto do momento, mais uma coisa que não é relacionada a Química, pelo menos nos meios de publicação. Não sei se você também sabe bastante sobre Química, sei que é formado em Física. Há como você me informar se, por acaso, a Química também envolve questões existenciais que afligem a humanidade, assim como a Física?

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Oi André,

Eu não entendo muito de Química mas certamente esta ciência também envolve questões existenciais tão ou mais importantes que as da Física, dependendo do critério que escolhamos para definir a importância. Não achas, por exemplo, que a produção de combustíveis renováveis seja algo IMPORTANTÍSSIMO para a humanidade, talvez com importância a curto prazo maior do que se o bóson Higgs existe ou não, se de fato aconteceu ou não o Big Bang, se o Universo se expandirá para sempre ou se contrairá, se existe ou não a tal “matéria escura”?

As questões envolvendo a poluição não são relevantes? A produção de drogas contra a AIDS e outras doenças não é existencialmente importante? Acho que a tua escolha NÃO deve ser influenciada pelas bombásticas notícias que vês na imprensa.

A tua escolha, antes de mais nada, deve ser uma decisão baseada naquilo que te atrai mais, voltada para aquilo que tens vocação e “tesão” de estudar.

Abraços

Fernando

___________________________________________________

Resposta adicional do prof. Roberto Fernando de Souza do Instituto de Química da UFRGS

André

A própria questão mostra que você já tem o sentimento de que grande parte das questões de nosso cotidiano passam pela química:

– energias limpas [como vamos continuar vivendo sem termos fontes de energia que não poluam o planeta];

– higiene [detergentes, shampoos, …]; – produção de alimentos com melhor qualidade e menor contaminação;

– medicamentos. …

São todas questões da maior importância, da maior urgência, e presentes na nossa vida de maneira bem mais próxima que as partículas fundamentais, por exemplo. Certamente todos os aspectos são importantíssimos. Como decidir o que é mais premente: o bóson de Higgis ou a estrutura genética e o controle de doenças …

A meu ver são coisas fundamentais, que afetam toda nossa vida, e não há uma mais importante que a outra. Entendo sua preocupação. Creio que os químicos são bem mais distanciados da mídia que os físicos. Estamos tão envolvidos em garantir qualidade de vida, sustentabilidade, criar novos produtos que influenciem na duração de nosso mundo que acabamos achando que tais coisas falam por si mesmas. Talvez estejamos enganados, mas é uma questão, a meu ver, de hábitos de cada área.

Até mais

Roberto

_________________________________________________

Comentário um ano após as respostas:

A pessoa que perguntou me contatou relatando que estava cursando Química e que a resposta por ele recebida tinha sido importante para a afirmação da sua vontade em fazer tal curso.

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4519.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *