X

São possíveis três superluas em sequência?

Professor Fernando Lang

Tenho acompanhado suas postagens sobre a superlua de novembro. Gostei especialmente do seu artigo sobre a ilusão sobre o tamanho da lua no horizonte. Parabéns! Li uma notícia que neste ano aconteceram superluas em outubro, novembro e dezembro. Tal é possível? A notícia está correta? Como podem acontecer superluas em meses consecutivos? Grata pela sua resposta.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A cada mês acontecem as quatro fases principais da Lua sendo que uma Lua cheia está separada de outra por cerca de 29,5 dias em média. Na verdade o intervalo de tempo entre duas luas cheias consecutivas é variável entre 29,3 e 29,8 dias conforme está descrito em Quanto tempo demora entre cada lua cheia? Vide também nosso artigo acessível no Research Gate.

Diz-se que uma superlua acontece quando a fase principal CHEIA ocorre nas proximidades do perigeu, a não mais de 110% da distância efetiva do perigeu. Se consultarmos a tabela do Observatório Nacional de Lisboa para as superluas até 2050, verificaremos que podem ocorrer duas ou até três superluas em sucessão (isto é, em meses consecutivos).

Fiz um diagrama grosseiro, fora de escala, para representar o que aconteceu nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016 quando as luas cheias se deram a menos de 110% da distância de perigeu, sendo a mais próxima do perigeu aquela que ocorreu em 14/11/2016. O diagrama indica a mudança da posição do Sol em relação à linha de apside (linha determinada pela posição do apogeu e do perigeu) da órbita da Lua em relação à Terra) no intervalo de tempo (cerca de 29,5 dias) que separa uma lua cheia de outra. O Sol se desloca cerca de 27 graus enquanto a Lua transita entre duas fases cheia consecutivas.

As diferenças entre os momentos das três luas cheias e o momento em que a Lua passou efetivamente pelo perigeu em outubro, novembro e dezembro de 2016 foram respectivamente 19 h, 2 h e 24 h. Ou seja, a superlua mais próxima do perigeu aconteceu em novembro.

Outras postagens relacionadas com a Lua: Lua

“Docendo discimus.” (Sêneca)

________________________________

Comentário no Facebook em 23/12/2017

Alexandre Amorim – Ola professor: é preciso deixar claro o por quê dos 110% trata-se de uma arbitrariedade do astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo “superlua”, aplicando também à fase Nova. Forte abraço!

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 825.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *