X

Resfriamento da água das cachoeiras

Por que a temperatura da água das cachoeiras costuma ser tão baixa?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

A evaporação da água é um processo que determina a redução da temperatura tanto da água líquida, quanto do ar no entorno. A evaporação acontece se o ar em contato com a superfície livre da água não estiver saturado (isto é, a umidade relativa do ar for inferior a 100%) de vapor de água.

Como a evaporação se dá na superfície livre da água, quanto maior é esta superfície, tanto mais rapidamente ela acontece (maior  é a taxa de evaporaçã0) e, consequentemente, mais baixa a temperatura.

Quando a água cai em uma cachoeira ou cascata forma um borrifo, pequenas gotas de água e até aerossóis (micro gotas de água em suspensão no ar). A formação desse borrifo aumenta enormemente a superfície livre da água, consequentemente aumentando a taxa de evaporação e determinando uma importante redução na temperatura. A água ao cair também produz correntes de ar que acabam por espalhar o ar resfriado.

O resfriamento da água não acontece apenas em cachoeiras mas pode ser notado, por exemplo, próximo a chafarizes e fontes em praças e jardins.

Uma aplicação tecnológica dessa forma de resfriamento é o ventilador borrifador. Conforme está relatado na postagem Ventilador borrifador de água … em um verão em Porto Alegre foi medido um abaixamento da temperatura de 11°C nas proximidades de um desses aparelhos. Ou seja, um ventilador borrifador pode produzir quedas de temperatura comparáveis ao de um condicionador de ar, embora não deva ser usado em ambientes fechados devido ao aumento excessivo da umidade do ar como se observa também no entorno das cachoeiras.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


Um comentário em “Resfriamento da água das cachoeiras

  1. Carlos Schokal disse:

    Parabéns professor!!
    Belo trabalho.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *